Bloqueios no Bolsa Família ganham renegociação para os titulares

Criado para ajudar a população que vive em vulnerabilidade social ou econômica no Brasil, o Bolsa Família soma mais de 20 milhões de beneficiários no país. Para elas, ter o benefício bloqueado pode trazer diversos prejuízos como dificuldades para pagar as contas mensais.

Bloqueios no Bolsa Família ganham renegociação para os titulares
Bloqueios no Bolsa Família ganham renegociação para os titulares. (Imagem: FDR)

Desde o início do ano, o Ministério do Desenvolvimento Social, órgão que é responsável pelo pagamento do Bolsa Família, tem realizado uma série de revisões do benefício em todo o país. Dessa forma, algumas famílias passaram a ter a liberação de recursos bloqueadas.

Um dos principais problemas encontrados é a divergência de dados. Ao realizar o cadastro por meio do CadÚnico, o responsável pela família precisa levar diversas informações como renda mensal, por exemplo. Caso seja encontrada alguma inconsistência, o benefício pode ser bloqueado em algumas situações.

No município de Juiz de Fora, em Minas Gerais, quase cinco mil beneficiários do Bolsa Família foram bloqueados temporariamente do programa. Para essas famílias, um aviso tem sido enviado para que elas procurem a unidade do Cadastro Único mais perto de sua casa e atualizem as informações que são solicitadas pelo Ministério.

O aviso está sendo enviado tanto por meio aplicativo do Bolsa Família, que está disponível para Android e iOS, quanto por meio de uma mensagem SMS para o celular do responsável cadastrado.

Como liberar o Bolsa Família?

Ao receber a mensagem, ele deverá se encaminhar até um posto de atendimento levando um documento com foto e comprovante de residência. Caso as informações solicitadas estejam em conformidade com o programa, o pagamento do Bolsa Família será retomado.

Para aqueles beneficiários que chegaram a deixar de receber alguma parcela, o pagamento também será referente aos meses em que o bloqueio do programa foi efetivado.

O calendário de outubro já foi liberado pelo Governo Federal. Dessa forma, as datas já estão disponíveis para consulta. Confira:

  • NIS final 1: 18 de outubro
  • NIS final 2: 19 de outubro
  • NIS final 3: 20 de outubro
  • NIS final 4: 23 de outubro
  • NIS final 5: 24 de outubro
  • NIS final 6: 25 de outubro
  • NIS final 7: 26 de outubro
  • NIS final 8: 27 de outubro
  • NIS final 9: 30 de outubro
  • NIS final 0: 31 de outubro

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Danielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.