- Negativos não têm direito de crédito no mercado;
- Há, porém, algumas alternativas que dão acesso a ele;
- Confira como conseguir empréstimo com nome sujo.
Uma das grandes preocupações dos consumidores que estão com o CPF com restrição é conseguir crédito no mercado. Existem, porém, algumas oportunidades para estes consumidores, que é o empréstimo para negativados. É muito importante estar atento a este funcionamento para não cair em golpes.
De acordo com um levantamento feito pela Serasa, em agosto deste ano haviam 71,74 milhões de brasileiros em situação de inadimplência, o crescimento foi de 320 mil em relação ao mês anterior. São essas pessoas que em uma situação de emergência acabam procurando por empréstimo para negativados.
Quando o CPF do consumidor fica com restrição nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa, SPC, Boa Vista, Recovery, ele não tem a oportunidade de fazer compras a longo prazo. Isso significa que fica impedido de fazer empréstimo, financiamento de bens, emitir cartão de crédito, e fazer locações.
Uma recente ação do governo federal, por meio do Desenrola Brasil, limpou o nome de 6 milhões de pessoas que tinham dívidas em bancos de até R$ 100. A dívida não foi perdoada, mas tirou a restrição. Para quem tem débitos maiores, ainda é preciso tentar um empréstimo para negativados.
Será preciso apresentar documentos, comprovar sua renda e respeitar o limite de crédito que foi autorizado pelo banco. Somente dessa forma é que a quantia será liberada na conta do consumidor. Isso significa que ter o CPF restrito não significa que não vai haver análise do seu perfil de pagador.
Empréstimo para negativados na Serasa
A Serasa, a mais conhecida empresa de análise de crédito do país, oferece também a carteira digital. Por meio do seu aplicativo o consumidor vai contar com uma plataforma que servirá como intermediadora para contratação de empréstimo para negativados.
Quer dizer, a Serasa vai indicar, com base no CPF e no comportamento do consumidor, onde pode fazer a contratação segura de um crédito financeiro. Este serviço oferece pouca burocracia, mas a instituição não nega que as taxas de juros e as condições podem ser menos vantajosas do que os demais.
Para contratar é preciso:
- Acesse o aplicativo da Serasa e faça login;
- Preencha seus dados pessoais e de identificação;
- Clique no ícone “Empréstimo”;
- Agora, faça uma simulação;
- O sistema vai indicar onde é possível contratar o crédito;
- Envie seus dados;
- O aplicativo vai avisar sobre a aprovação do crédito.
Empréstimo consignado
Uma das opções de empréstimo para negativados é a modalidade de crédito consignado. Nela, mesmo tendo o CPF com algum tipo de restrição o cidadão consegue acesso a um valor que será limitado com base no seu salário. Esta opção vale para aposentados, pensionistas e servidores públicos.
No caso de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), por exemplo, é possível comprometer até 35% do valor do seu salário com o pagamento de empréstimo. Isso significa que ao contratar o crédito a quitação das parcelas acontecerá de forma automática com desconto em folha.
É por isso que os bancos autorizam a liberação de empréstimo para negativados nestas condições, porque entende que o desconto em folha é garantido. Muitos servidores e aposentados são assediados devido a facilidade do crédito. Caso seja feito um empréstimo sem seu consentimento, registre uma queixa.
Empréstimo pelo saque-aniversário do FGTS
Os trabalhadores com carteira assinada que têm saldo disponível no seu FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), recebem a opção de antecipação do saque-aniversário. Neste caso, o cidadão precisará abrir mão do saque rescisão e optar por receber anualmente uma parte do seu Fundo de Garantia.
Nesta opção, ao invés é autorizado o empréstimo para negativados, porque será usado como garantia do pagamento o saldo do FGTS e o saque-aniversário. Para isso, quando a Caixa transferir a parcela que o trabalhador tem direito, no mês do seu aniversário, será o banco em que o crédito foi contratado que receberá.
Há instituições bancárias que antecipam até 5 anos de saque-aniversário, mas outras, como o Nubank que permitem receber de uma única vez o que seria pago em 12 parcelas, sendo 1 parcela por ano. É importante estar atento a cobrança de juros, e analisar se vale a pena bloquear seu saldo do Fundo de Garantia.