Empresas são obrigadas a dar Vale-Alimentação aos funcionários? Entenda seus direitos!

Empresas são obrigadas a oferecer Vale-Alimentação para os seus funcionários? Essa dúvida é muito comum e constantemente deixa muitos trabalhadores com dúvidas sobre os seus benefícios. Pensando nisso, o FDR detalhou tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Fez COMPRAS ONLINE da China e foi taxado? Saiba quais são seus direitos
Empresas são obrigadas a dar Vale-Alimentação aos funcionários? Entenda seus direitos! (Imagem: FDR)

No mundo do trabalho, as empresas sempre tentam equilibrar o respeito pelos funcionários com a forma como mantêm suas operações funcionando. É aí que entra o vale-alimentação, também conhecido como VA, que é uma espécie de ajuda que algumas empresas dão aos seus funcionários.

O VA é como um dinheiro extra que cai na conta do funcionário todo mês e serve para auxiliar nas compras de alimentos. É como um adicional que ajuda o trabalhador a gastar menos o dinheiro do salário na hora de fazer as compras no supermercado.

As empresas que dão esse suporte costumam dar um cartão especial. Com esse cartão, dá para pagar as compras feitas em supermercados, açougues e mercearias associadas às empresas emissoras dos cartões, como a Sodexo e a Alelo, por exemplo.

Como funciona o vale-alimentação?

Esse benefício serve basicamente para pagar compras relacionadas a comida e não é possível utilizá-lo em outros tipos de consumo. É importante não confundir esse auxílio com o vale-refeição, que pode ser utilizado apenas em restaurantes, lanchonetes e locais de consumo imediato de alimentos.

As empresas que dão o vale-alimentação aos funcionários também têm vantagens fiscais ao aderir ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Isso significa que podem pagar menos impostos sobre o dinheiro que dão aos funcionários para comprar comida.

Mas é importante saber que, de acordo com a lei, as empresas não são obrigadas a dar vale-alimentação aos funcionários. No entanto, em alguns casos, como quando há acordos feitos por sindicatos, as empresas podem ser obrigadas a dar esse benefício.

Então, se você quer saber se tem direito ao vale-alimentação, é melhor falar com o sindicato da sua profissão. Eles podem te dar informações detalhadas sobre os seus direitos.

Ariel França
Sou produtor multimídia com mais de 10 anos de experiência. Formado em Jornalismo e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública. Concentro-me em simplificar temas complexos, como finanças, gestão pública e administração, para torná-los acessíveis a todos os públicos. Acredito na importância de uma comunicação responsável e de alta qualidade em todas as mídias, mantendo-me atualizado constantemente para atender às demandas do mercado de forma competente.