A malha fina faz parte da vida de muitos brasileiros que entregam a sua declaração do Imposto de Renda. Porém, após levantamento realizado, foi constatado que um motivo vem sido o principal entre os que estão presentes na lista. Veja abaixo o que vem sendo o principal erro dos contribuintes.
A malha fina ocorre quando os cidadãos que entregaram a sua declaração do Imposto de Renda precisam explicar melhor os dados para a Receita Federal. Ou seja, este tipo de problema só ocorre com erros nos cálculos. O que vem causando a maioria das presenças é a falha na dedução de alguns valores.
Isto ocorre quando os cidadãos efetuam pagamentos com remédios, médicos e outros eventuais gastos. É recomendado que o contribuinte solicite o comprovante destes pagamentos para que este tipo de problema não aconteça. Seis em cada dez pessoas que estão na malha fina são devido às deduções.
Este ano, foram 1,4 milhões de brasileiros que foram obrigados à prestar contas novamente com a Receita Federal. Destas pessoas, 58,1% foi devido à deduções feitas de maneira incorreta. Desta porcentagem, foi constatado que 42,3% destas pessoas erraram especificamente nas despesas médicas.
Além disto, é preciso lembrar que o erro que leva à malha fina não precisa ser com o seu registro. Caso você possua dependentes, estes dados também precisam ser assertivos pois também pode te levar a prestar contar novamente. Veja agora mais informações sobre o Imposto de Renda deste ano, em 2023.
Imposto de Renda efetua pagamento do 5º lote da restituição.
A partir da última sexta-feira, 22/09, a Receita Federal abriu a possibilidade dos cidadãos consultarem se estarão ou não aptos ao recebimento do 5º e último lote da restituição. O pagamento efetivo do benefício será cedido no dia 29/09. Portanto, ainda há tempo para que os contribuintes saibam sobre o depósito.
Caso o cidadão não receba neste lote, significa que ele não será contemplado. Portanto, terá que entregar a declaração do Imposto de Renda no ano que vem para ser verificado pelos agentes do órgão federal. A restituição ocorre quando o cidadão pagou mais do que deveria e tem parte do valor devolvido.