5º lote da restituição do IRPF já está disponível para consulta

Nesta sexta-feira, 22, a Receita Federal abre seu painel para a consulta do 5º lote da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). Seguindo a regra que tem sido adotada nos outros meses, a consulta fica aberta uma semana antes da transferência na conta dos contribuintes. O depósito acontece dia 29.

5º lote da restituição do IRPF já está disponível para consulta
5º lote da restituição do IRPF já está disponível para consulta (Imagem: FDR)

Diferente do que se pensava, o 5º lote da restituição do IRPF contemplará o menor número de contribuintes até agora. São 1.261.100 pessoas que terão acesso ao valor nas suas contas na próxima semana. O número é menor do que o de pessoas que caíram na malha fina este ano.

Segundo a Receita Federal, há atualmente 1.954.814 milhão de declarações retidas em malha fiscal, o que representa 3,1% do total de documentos já entregues. São documentos que foram enviados para análise do Fisco com algum tipo de erro, seja na digitação, nas informações, ou nos valores.

Por isso, até que a declaração seja corrigida o contribuinte não pode ser incluso no 5º lote da restituição do IRPF. Para correção é preciso acessar o mesmo portal em que a declaração foi enviada pela primeira vez e buscar por “Pendências da malha”, descobrindo qual o erro encontrado.

Depois, será necessário enviar uma declaração retificadora, o próprio sistema dará essa opção. O novo documento deve ser preenchido do zero, dessa vez com as informações corretas. Outro motivo que deixa o cidadão na malha fina é não ter pago alguma taxa, neste caso basta fazer o pagamento sem retificação da declaração.

Como consultar o 5º lote da restituição do IRPF?

A Receita Federal informou que vai pagar R$ 1.965.610.737,14 no 5º lote da restituição do IRPF. Este é o menor lote de contemplados, comparado aos outros meses em que mais de 4 milhões de pessoas foram beneficiadas, em agosto foram mais de 6 milhões.

Quando enviou a declaração o próprio contribuinte recebeu a notificação informando se teria valores a receber, e a quantia aproximada. O dinheiro vai cair na conta corrente ou na conta do PIX CPF, dependendo de qual tenha sido a escolha do cidadão.

Para verificar se finalmente será contemplado, basta:

  • Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
  • Escolha “Consultar restituição” e depois “Iniciar”;
  • Informe número do CPF, data de nascimento e ano de envio do documento;
  • Pronto, tenha acesso as informações.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]