Auxílio gás tem ótima notícia revelada para inscritos no CadÚnico em outubro

Criado pelo Governo Federal para possibilitar a compra de um botijão de gás de cozinha para famílias em vulnerabilidade social e econômica, o auxílio gás beneficia milhões de brasileiros. No próximo mês de outubro, diversos inscritos no CadÚnico deverão ser atendidos pela medida.

Auxílio gás tem ótima notícia revelada para inscritos no CadÚnico em outubro
Auxílio gás tem ótima notícia revelada para inscritos no CadÚnico em outubro. (Imagem: FDR)

Desde que o programa foi instituído, o Governo Federal definiu que a liberação dos recursos para a compra do botijão de gás deveria ser realizada de forma bimestral, ou seja, o pagamento é realizado a cada dois meses.

Como o auxílio gás foi pago durante o mês de agosto, não foram realizadas liberações em setembro. Dessa forma, o pagamento será retomado no próximo mês de outubro.

De quanto será o auxílio gás em outubro?

O valor pago pelo Governo Federal varia a cada nova rodada de liberação de recursos. Isso acontece porque o valor do botijão de gás de cozinha de 13kg também costuma variar.

Para saber quanto deverá ser pago aos beneficiários, um cálculo é realizado para definir qual o valor médio do item no Brasil naquele mês. Após essa definição, o valor é depositado nas contas dos beneficiários.

Vale lembrar que, no momento da criação, o valor pago representava 50% dessa média. No entanto, agora ele representa 100%. Durante o último pagamento, foram liberados R$ 120.

Para o mês de outubro ainda não existe definição de quanto será pago, no entanto, o Governo Federal garante que o benefício será liberado com recursos suficientes para garantir a compra de um botijão de gás de cozinha de 13 kgs.

Esse pagamento costuma ser realizado durante os últimos dez dias úteis de cada mês. Para outubro, a mesma regra geral será seguida. Assim como no Bolsa Família, a liberação acontece de acordo com o número final do Número de Identificação Social (NIS).

Confira o calendário de pagamentos do auxílio gás em outubro:

Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile