Bolsa Família de OUTUBRO já está com inscrições disponíveis e novas regras de inclusão

Pontos-chave
  • É possível tentar uma nova vaga no Bolsa Família de outubro;
  • A seleção é feita mensalmente e depende dos dados do CadÚnico;
  • São pelo menos três etapas para entrar no programa.

Quem tenta uma vaga, mas ainda não foi contemplado pelo Bolsa Família, pode conseguir a sua chance em outubro. Isso porque, novas inscrições ficam abertas até que outro pagamento aconteça. Mas é preciso muita atenção porque houveram mudanças na forma como os grupos serão inclusos. 

Bolsa Família de OUTUBRO já está com inscrições disponíveis e novas regras de inclusão
Bolsa Família de OUTUBRO já está com inscrições disponíveis e novas regras de inclusão (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A função do Bolsa Família é conceder uma ajuda para complementar a renda das famílias que vivem na linha da pobreza. Mas, para muitas pessoas o dinheiro não só serve para complementar o seu sustento, e sim é usado como a principal fonte de sustento do lar. Por isso é tão importante para milhões de pessoas.

Neste ano com o relançamento do programa pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram alteradas algumas das principais regras. Foi estabelecido, por exemplo, que cada um dos membros da família deve receber no mínimo R$ 142 a cada mês. E foram criados bônus adicionais dependendo da composição familiar.

A ideia do presidente Lula e da sua equipe de assistência social é permitir que famílias mais numerosas recebam uma ajuda maior. Enquanto isso, aqueles que vivem sozinhos ou têm poucas pessoas em seu grupo familiar recebam um valor menor do Bolsa Família

Além disso, o governo confirmou um pente-fino no cadastro que tem sido feito desde março, tornando a permanência no programa mais criteriosa. A entrada no benefício também passou a ser mais rigorosa e conta com novidades.

Quem pode se inscrever no Bolsa Família?

A premissa do Bolsa Família é conceder uma ajuda financeira para que as famílias que vivem em situação de pobreza possam se sustentar. Para isso, os requisitos para fazer parte do programa são estabelecidos pensando em ajudar aqueles que mais precisam.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que seleciona novas famílias com base no cruzamento de dados e informações, e na liberação de orçamento público, contempla:

Uma regra aprovada neste ano, chamada de Regra de Proteção, passa a permitir que as famílias que hoje recebem o benefício aumentem sua renda em até meio salário mínimo por pessoa. Neste caso, porém, terão um corte de 50% no valor recebido de Bolsa Família e continuidade do benefício pelo prazo de dois anos.

Regras para não perder o auxílio:

MUDOU TUDO! FAMÍLIAS UNIPESSOAIS SÃO RETIRADAS DO BOLSA FAMÍLIA COM NOVA REGRAS

Como fazer inscrição no Bolsa Família de outubro?

Na realidade, não há um portal específico para a inscrição no Bolsa Família. É preciso passar por algumas etapas para conseguir ser contemplado.

1ª etapa: fazer a inscrição no Cadastro Único

2ª etapa: aguardar uma nova seleção

Em agosto o MDS aprovou que do total de beneficiados pelo programa por cidade até 16% pode ser de família unipessoal, ou seja, família de uma única pessoa.

3ª etapa: ser avisado sobre a inclusão

Calendário do Bolsa Família em outubro

Depois de passar por essas três etapas o passo seguinte é fazer o saque do Bolsa Família de acordo com o calendário. Para isso basta acessar o App Caixa Tem onde o dinheiro é depositado, ou comparecer pessoalmente na agência ou casa lotérica.

Número final do NIS Data de pagamento
1 18 de outubro
2 19 de outubro
3 20 de outubro
4 23 de outubro
5 24 de outubro
6 25 de outubro
7 26 de outubro
8 27 de outubro
9 30 de outubro
0 31 de outubro
Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile