O PIX automático é a nova modalidade que promete revolucionar o mercado financeiro. Pesquisas recentes do Banco Central do Brasil (BCB) indicam que o sistema de pagamento instantâneo está mais presente na rotina dos brasileiros do que qualquer outra funcionalidade.
Somente em 2022, foram contabilizadas 2,9 bilhões de transações feitas pelo sistema de pagamento instantâneo. O crescimento foi de 107% em relação a 2021, quando o volume foi de 1,4 bilhão. Agora, com a introdução do PIX automático, o uso da ferramenta deve alavancar ainda mais.
Criação do PIX automático
- O PIX automático está previsto na gestão do sistema de pagamento instantâneo, divulgado no início deste mês de setembro pelo Banco Central. A novidade gera grandes expectativas, sobretudo, pela possibilidade de agendar as transações financeiras.
- Considerando o avanço dos estudos, a implementação do PIX automático deve acontecer a qualquer momento. Na visão dos especialistas, o objetivo do BC é ampliar cada vez mais o acesso da população brasileira aos serviços bancários. Por isso, tantas facilidades permeiam esta modalidade de pagamento.
- Acredita-se que o PIX automático deva ser utilizado em suma por, concessionárias de serviços públicos e empresas que oferecem produtos ou serviços com pagamentos recorrentes. Alguns exemplos são as instituições de ensino, academias, serviços de streaming, planos de saúde, seguros, condomínios, clubes e operações de crédito.
Programação do PIX automático
- O diferencial da nova modalidade é a possibilidade de programar um PIX automático para pagamento de despesas fixas, como água, luz, internet, etc. Na prática, trata-se da substituição do débito automático em conta.
- Desta forma, o consumidor poderá pré-agendar o pagamento de uma fatura do cartão de crédito ou assinatura de serviço mensal, por exemplo. Nota-se que, é cada vez mais comum a presença do QR code do PIX junto ao código de barras em um boleto, por exemplo.
PIX parcelado e sem internet
- Em breve, os brasileiros terão a possibilidade de realizar transações sem conexão à internet. Isso deve tornar mais fácil pagar por serviços como pedágios e transporte público. Ainda não há uma data definida para esse recurso.
- Além disso, o PIX também está se expandindo internacionalmente, permitindo transações em âmbito global. Outra novidade inclui a opção de parcelar pagamentos por meio do sistema de pagamentos instantâneos.
- Essas atualizações prometem tornar o PIX ainda mais versátil e conveniente para os usuários. E não para por aí. A partir do segundo trimestre do próximo ano, o pagamento instantâneo estará disponível para débitos automáticos, facilitando o pagamento de contas regulares, como energia elétrica, taxa de condomínio e plano de saúde.
- Essa atualização foi compartilhada no Relatório de Gestão do PIX, lançado nesta segunda-feira. Essa expansão de uso da ferramenta para débitos recorrentes promete tornar ainda mais conveniente a vida financeira dos brasileiros, proporcionando maior agilidade e facilidade no pagamento de despesas comuns.