Fez um PIX errado? Saiba o que fazer nessa hora!

Diante da praticidade do PIX, pode acontecer de acabarmos fazendo uma transação errada. Mas o que é possível fazer em momentos como esse? Saiba aqui.

Fez um PIX errado? Saiba o que fazer nessa hora!
Fez um PIX errado? Saiba o que fazer nessa hora! (Imagem FDR)

Muitos se perguntam o que fazer em casos de envios de PIX errados ou por engano. No entanto, existe maneiras de resolver a situação.

PIX efetuado por engano

Se você efetuou uma transação por engano, a dica é entrar em contato com o recebedor para solicitar que ele devolva o dinheiro.

É necessário identificar o destinatário e solicitar a devolução. Em algumas situações, é possível resolver a questão sem envolver as instituições financeiras ou a Justiça. Isso vai depender da abertura do recebedor para resolver o caso.

Posso cancelar um PIX?

Não. O usuário consegue alterar o valor da transação ou cancela-la somente antes da confirmação do pagamento. Como se trata de uma operação instantânea, não existe um mecanismo que permita com que a transação seja cancelada após ela ser completada.

Consigo recuperar o valor após o envio?

Dentro do aplicativo das instituições financeiras, o usuário que efetuou, não consegue reverter a transação. No entanto, existem alguns casos específicos que isto pode acontecer.

Quando o PIX pode ser contestado?

Existem situações em que a transação pode ser contestada:

  • Quando existe suspeita de golpe ou fraude
  • Quando são detectadas falhas no sistema do banco

Para casos como este, o Banco Central tem o MED (Mecanismo Especial de Devolução), ferramenta que todas as instituições que participam do PIX tem acesso.

Através deste mecanismo, pessoas que sofreram um golpe, por exemplo, podem pedir o ressarcimento do valor. O valor é devolvido em até 80 dias após a operação.

É necessário fazer um boletim de ocorrência para acionar o MED e contatar o banco através de algum canal de atendimento. Após isso, o banco vai analisar o caso.

Posso cancelar o PIX Agendado?

Neste caso, o cancelamento pode ser feito de forma bastante fácil. No aplicativo do seu banco, basta cancelar o agendamento ou reprogramar o dia do pagamento.