EMPRÉSTIMO CONSIGNADO do BPC voltou? Entenda o que diz os bancos

Os bancos de todo país estão se posicionando sobre a concessão do empréstimo consignado para os beneficiários do BPC, programa cedido pelo INSS. Portanto, esta novidade é fundamental para os cidadãos que contam com este suporte e estão precisando ampliar a sua renda; confira.

É aposentado do BPC? Faça isso para NÃO PERDER seu benefício
EMPRÉSTIMO CONSIGNADO do BPC voltou? Entenda o que diz os bancos (Imagem FDR)

Após decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal na semana passada, no dia 11/09, o empréstimo consignado para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) está liberado e agora pode ser solicitado. Porém, os bancos de todo o país estão buscando ferramentas para fazer esta adesão.

Até o momento, apenas cinco bancos estão oferecendo a linha de crédito especial para os integrantes do programa. Dentre eles, apenas um deles é estatal, que é o Banco do Brasil. A Caixa Econômica Federal afirmou que, assim como outros bancos como Pagbank e Banrisul, está se preparando para aderir a novidade.

Entre as instituições financeiras privadas que abriram a possibilidade estão C6 Bank, Itaú, Bradesco e Banco Mercantil. Portanto, caso o cidadão seja auxiliado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) via BPC e é cliente dos bancos citados, checar as condições e verificar se é do seu interesse é fundamental.

Para solicitações de empréstimo consignado pessoal, a taxa limite de juros é de 1,91%. Este pagamento é conhecido por ser um dos que possui um ótimo índice de quitação. Isto é devido à modalidade de empréstimo, com o consignado sendo descontado diretamente da sua folha salarial ou no pagamento do seu auxílio.

Empréstimo consignado do BPC passou por mudanças em 2023

Após aprovação do Supremo Tribunal Federal, uma nova categoria de beneficiários pode solicitar o empréstimo consignado. Anteriormente, a quantia só poderia ser solicitada por servidores, aposentados e pensionistas do INSS. Agora, as pessoas que estão inclusas no BPC também poderão aproveitar.

No início do ano, houveram negociações intensas entre o governo federal e a Previdência Social quanto à taxa de juros cobrada em empréstimos consignados.  A taxa máxima definida foi de 1,91%, abaixo dos 2% que o governo planejava negociar. Além disto, um reajuste salarial de 9% foi concedido para os servidores.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.