Salário-maternidade pode ser pago para trabalhadoras DESEMPREGADAS?

Benefício é pago àquelas que acabaram que ter um recém-nascido, como forma que ajudar a mãe durante o período em que ela não poderá trabalhar. Será que as trabalhadoras desempregadas podem receber o salário-maternidade? Saiba agora!

Salário-maternidade pode ser pago para trabalhadoras DESEMPREGADAS?
Salário-maternidade pode ser pago para trabalhadoras DESEMPREGADAS? (Imagem: FDR)

O pagamento do salário-maternidade feito pela Previdência Social. Ele é pago por 120 dias, ou seja, 4 meses; a sua concessão pode acontecer entre 28 dias antes do parto, caso seja necessário, e o dia do nascimento do bebê em si.

O pagamento é voltado às mulheres que acabaram de ter filhos; àquelas que sofreram um aborto não criminoso; em casos de adoção ou guarda judicial; ou até mesmo aos homens, em algumas situações.

Não existe carência para as empregadas de empresa, trabalhadoras avulsas ou empregada doméstica. No entanto, para as contribuintes individuais é necessário ter, pelo menos, dez meses de contribuição.

Trabalhadora desempregada pode receber salário-maternidade?

De acordo com o INSS, a pessoa desempregada pode sim receber o salário-maternidade, mas, deve ainda estar no período de cobertura dos seus direitos, o chamado período de graça, que pode ser:

O benefício pode ser solicitado diretamente pelo aplicativo Meu INSS.

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile