Aposentadorias do INSS terão reajuste superior ao salário mínimo em 2024

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm motivos para comemorar em 2024. Foi anunciado que os benefícios previdenciários receberão um reajuste superior ao aumento do salário mínimo, trazendo um alívio financeiro significativo para milhões de brasileiros que dependem desses recursos.

Aposentadorias do INSS terão reajuste superior ao salário
mínimo em 2024. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Tradicionalmente, os benefícios do INSS são ajustados conforme o aumento do salário mínimo, porém, para 2024, a previsão é de que os reajustes das aposentadorias superem o percentual de aumento do salário mínimo, trazendo um ganho real para os beneficiários.

Esse reajuste é calculado com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que mede a inflação do ano anterior. A expectativa para 2024 é que o INPC indique um reajuste das aposentadorias superior ao aumento do salário mínimo, proporcionando um aumento no poder de compra dos beneficiários.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre aposentadoria, confira.

Consulta de valores

Os aposentados e pensionistas do INSS podem facilmente consultar os valores atualizados de seus benefícios através do site ou aplicativo ‘Meu INSS’. Confira o passo a passo abaixo: 

Calendário de aposentadorias do INSS

Confira o calendário de aposentadorias do INSS abaixo:

Para quem ganha um salário mínimo

Final 1 24 de abril 24 de maio
Final 2 25 de abril 27 de maio
Final 3 26 de abril 28 de maio
Final 4 29 de abril 29 de maio
Final 5 30 de abril 31 de maio
Final 6 02 de maio 03 de junho
Final 7 03 de maio 04 de junho
Final 8 06 de maio 05 de junho
Final 9  07 de maio 06 de junho
Final 0 08 de maio 07 de junho

Para quem recebe acima de 1 salário mínimo

Final 1 e 6 02 de maio 03 de junho
Final 2 e 7 03 de maio 04 de junho
Final 3 e 8 06 de maio 05 de junho
Final 4 e 9 07 de maio 06 de junho
Final 5 e 0 08 de maio 07 de junho
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile