Aposentados são atingidos com mudanças nos benefícios do INSS? Veja o que diz o governo

Nos últimos dias, rumores sobre possíveis mudanças nos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm preocupado aposentados e pensionistas em todo o país. Com o crescente debate em torno das reformas previdenciárias e ajustes fiscais, muitos se perguntam como essas mudanças podem impactar seus benefícios. 

Aposentados são atingidos com mudanças nos benefícios do INSS?
Veja o que diz o governo. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Para esclarecer essas questões, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou, na última sexta-feira (13), que o Governo Federal está considerando incluir alguns benefícios do INSS no pacote de corte de gastos

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, explica mais sobre o INSS, confira.

Redução de gastos

Em uma entrevista ao jornal “O Globo”, Tebet detalhou os planos do governo para intensificar a redução de gastos. A ministra explicou que a equipe econômica, que já vinha trabalhando na contenção de despesas, agora se reunirá diariamente para apresentar propostas concretas até o final de junho. 

Quando questionada sobre quais benefícios poderiam ser cortados, Tebet mencionou o BPC (Benefício de Prestação Continuada), o abono salarial, o seguro-desemprego e o auxílio-doença. A ministra destacou a necessidade de modernizar esses programas e explorar diversas possibilidades para ajustes. 

Além disso, ela ainda comentou sobre a possibilidade de fazer ajustes na previdência dos militares.

Apesar do estudo das mudanças, Tebet afirmou que isso só poderá ser feito após conversa com o presidente Lula e com o Congresso Nacional. 

As declarações da ministra Simone Tebet, e declarações passadas do ministro Fernando Haddad, indicam um movimento significativo do Governo Federal para revisar e possivelmente cortar alguns benefícios do INSS. Embora ainda não haja decisões concretas, o debate está aberto, e as propostas serão cuidadosamente avaliadas pelo presidente e pelo Congresso.

Está com o pagamento do INSS bloqueado? Confira as dicas do especialista Ariel França, colaborador do FDR, do que fazer.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile