Um anúncio realizado pela Caixa Econômica Federal nesta semana animou os brasileiros. Após alguns anos de interrupção, o banco voltará a oferecer uma importante linha de crédito, ajudando a movimentar a economia do país.
A linha que será reativada pela instituição financeira é a de Microcrédito Produtivo Orientado, que é destinada aos empreendedores do país e fornece dinheiro para capital de giro dos negócios. De acordo com a Caixa, o objetivo é fomentar os empreendimentos do país e facilitar as operações.
O anúncio do relançamento foi feito pela presidente da Caixa, Rita Serrano, que detalhou o formato que será adotado pelo banco. Segundo Rita, uma importante modificação foi realizada na oferta do crédito, visando garantir uma maior eficácia nas operações.
Entenda como funcionará a nova linha de crédito da Caixa:
Agora, a linha do Microcrédito Produtivo Orientado será operada pela Caixa em conjunto com a Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED) e algumas outras empresas do setor.
O objetivo nessa mudança é evitar o que aconteceu com o SIM Digital, outra linha de crédito que era oferecida pelo banco durante o governo Bolsonaro. Naquele momento, a oferta foi disponibilizada integralmente em formato digital, o que dificultou a orientação financeira dos empreendedores.
Como resultado, uma alta taxa de inadimplência, que chegou a ser de 88%, inviabilizou a continuidade da linha de crédito. Agora, o Governo Federal quer garantir que os empreendedores recebam uma orientação de educação financeira ao solicitar os empréstimos.
Para tal, a modalidade relançada terá o apoio de instituições que conhecem a realidade local dos empreendimentos. A forma encontrada pelo banco para garantir essa orientação foi oferecer o suporte financeiro por meio de entidades operadoras de microcrédito.
Ou seja, os valores que serão solicitados pelos empreendedores serão repassados por meio de instituições locais. Isso também possibilitará uma negociação direta.
Para garantir os financiamentos, a Caixa disponibilizará cerca de R$ 300 milhões aos negócios. A expectativa do banco é de que, até o final de 2023, mais de 160 mil empreendedores sejam beneficiados pela iniciativa.
As entidades financeiras que desejarem contratar a linha de crédito para oferecer aos seus clientes contarão com benefícios especiais, entre eles o prazo de financiamento de até 48 meses, dividido em parcelas fixas e com taxas a partir de 0,69% ao mês e garantia de 100% fornecida pela Caixa.