O valor referente ao benefício conhecido como Vale-gás já está disponível para a população. Porém, um grande problema sentido pelas pessoas vem sendo a de checar se está, ou não, apto ao recebimento do auxílio. Confira abaixo como você pode fazer esta consulta de forma online.
O Vale-gás é o auxílio criado para suprir a necessidade dos brasileiros no âmbito alimentício. Isto porque o valor é determinado para que a família adquira um butijão de gás tradicional, de 13 kg. Com isto, conseguirá fornecer o combustível necessário para a realização de refeições como café, almoço e jantar.
Este benefício é destinado para pessoas que estão vivendo em uma situação de vulnerabilidade econômica e social. Ele pode ser consultado de algumas formas. Entre elas, estão os aplicativos do Bolsa Família, do Caixa Tem e também através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região.
No aplicativo Bolsa Família, o cidadão que é inscrito no programa também pode verificar se está apto ao recebimento deste outro benefício. Caso o seu registro seja aprovado, o valor do Vale-gás será efetuado em conjunto com o depósito mensal do seu valor base do programa social Bolsa Família.
Através do Caixa Tem, o cidadão também pode verificar se corresponde às características para receber o valor em conta. Lembrando que é preciso estar inscrito no Cadastro Único e possuir uma renda per capita familiar de até meio salário mínimo e/ou estar inscrito no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Como é definido o valor pago pelo Vale-gás?
O benefício foi criado ainda sob gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Há época, o valor pago era o equivalente à metade da média nacional cobrada nos botijões tradicionais, de 13 kg. Com a volta do presidente Lula (PT), o auxílio foi ampliado e efetua o pagamento referente à 100%, totalizando R$ 110.
Portanto, este reajuste foi aplicado para que nenhuma família do país encontre dificuldades em adquirir o botijão de gás. Com esta medida, o governo federal amplia a cobertura em busca de retirar o país do mapa da fome. Isto porque ajuda os brasileiros, de forma concreta, à terem o combustível necessário em casa.