Antecipação do Bolsa Família tem limitações impostas pelo governo

Na próxima semana começa mais um calendário de pagamentos do Bolsa Família em todo país. Como de costume serão dez dias úteis seguidos para que todas as 21,14 milhões de famílias sejam contempladas. No entanto, de forma limitada e exclusiva foi liberada a antecipação do Bolsa Família. 

Antecipação do Bolsa Família tem limitações impostas pelo governo
Antecipação do Bolsa Família tem limitações impostas pelo governo (Imagem: FDR)

Na realidade, a antecipação do Bolsa Família não é uma prática comum do governo. O calendário só é alterado em situações emergenciais para auxiliar um grupo que necessita do dinheiro o quanto antes. Ou, por uma decisão política e estratégica como aconteceu próximo as eleições em outubro de 2022.

No ano passado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permitiu que todos aqueles que recebiam o Auxílio Brasil pudessem acessá-lo no início do mês, e não no fim como normalmente acontece. Dessa forma, antes mesmo do segundo turno das eleições que ocorreram no último final de semana, foi possível receber o auxílio.

Hoje o calendário segue sempre as duas últimas semanas úteis do mês, normalmente tendo início a partir do dia 18. Em setembro, por exemplo, termina no dia 29 que é o último útil deste mês. A antecipação do Bolsa Família, porém, permitirá que parte da população receba o benefício antes da data prevista.

Isso porque, ao invés de esperar que a data baseada no final do NIS (Número de Identificação Social) chegue, todos receberão no primeiro dia do calendário. A organização baseada no final do NIS serve para evitar superlotação nas agências e otimizar o atendimento.

Quem tem direito a antecipação do Bolsa Família?

Especificamente em setembro, terão a antecipação do Bolsa Família aqueles que moram nos 79 municípios que decretaram calamidade pública no Rio Grande do Sul. São pessoas que vivem em cidades onde as fortes chuvas atingiram todo o funcionamento local.

A ideia do governo é não fazer com que as famílias pobres fiquem esperando o auxílio por duas semanas, mas possam receber no primeiro dia do calendário. Diante disso, o calendário deste mês ficou da seguinte forma.

Moradores do Rio Grande do Sul*

  • Todos recebem dia 18 de setembro, independente do NIS.

Moradores do restante do país

Número final do NIS Data de pagamento
1 18 de setembro
2 19 de setembro
3 20 de setembro
4 21 de setembro
5 22 de setembro
6 25 de setembro
7 26 de setembro
8 27 de setembro
9 28 de setembro
0 29 de setembro

*Válido para os moradores das cidades que decretaram situação de calamidade pública. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]