FRAUDE no Bolsa Família pode atingir NEGATIVAMENTE o benefício de milhares de brasileiros

O Bolsa Família é um dos principais benefícios criado pelo governo para os brasileiros. No entanto, algumas fraudes acabam sendo detectadas, como é o caso desta que aconteceu no Rio de Janeiro. Veja os detalhes.

FRAUDE no Bolsa Família pode atingir NEGATIVAMENTE o benefício de milhares de brasileiros
FRAUDE no Bolsa Família pode atingir NEGATIVAMENTE o benefício de milhares de brasileiros (Imagem FDR)

Um funcionário da Caixa Econômica Federal, que trabalhava na agência do bairro da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, foi preso em flagrante por envolvimento em fraude na concessão de benefícios assistenciais do Bolsa Família.

Fraude no Bolsa Familia 

A prisão aconteceu no último dia 8, mas só foi revelada na segunda, 11. No flagrante, o funcionário da Caixa estava alterando dados de acesso e sacando valores de contas beneficiárias do Bolsa Família, dentro da agência bancária. A ação contou com o apoio da equipe de Cibersegurança da CEF.

As investigações e a prisão foram feitas pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos da PF. Na audiência de custódia, que aconteceu na 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva.

O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde vai esperar pelo julgamento. Ele vai responder por furto mediante fraude e a pena máxima pode chegar a até 8 anos de prisão.

O que disse a Caixa 

A CAIXA informa que a ação suspeita foi identificada pelo monitoramento de segurança do banco e reportada à Polícia Federal para investigação. Informações relacionadas aos casos de fraude e às ações realizadas pela área de segurança do banco para investigar e coibir ações criminosas possuem caráter sigiloso, sendo repassadas exclusivamente às autoridades policiais e de controle, tendo em vista risco de comprometimento de investigações em andamento”, disse o banco em nota remetida ao Poder 360.

“O banco ressalta que aperfeiçoa constantemente os critérios de segurança, observando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a ocorrência de fraudes”.

“Adicionalmente, esclarecemos que a CAIXA possui estratégia, políticas e procedimentos de segurança para a proteção dos dados e operações de seus clientes e dispõe de tecnologias e equipes especializadas para garantir segurança aos seus processos e canais de atendimento.”, complementou o banco na nota.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.