O PIS/PASEP é um direito de todo o trabalhador com carteira assinada ou servidor público, o pagamento é feito sempre no ano seguinte. Saque do PIS/PASEP 2024 segue um calendário criado pelos bancos responsáveis e o valor depende de um importante ponto; veja qual é ele.
Todos os anos os profissionais que trabalharam com carteira assinada têm direito ao saque do PIS/PASEP. O valor funciona como uma espécie de 14º salário para os profissionais, pois, esse saque não substitui o 13º.
O Programa de Integração Social (PIS) é pago àqueles que trabalharam com carteira assinada no ano anterior. Enquanto o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é pago aos servidores públicos.
Qual o valor do PIS/PASEP 2024?
O pagamento é feito sempre de acordo com o salário-mínimo vigente no ano de pagamento; ou seja, é necessário aguardar a definição de fato de quanto será o mínimo em 2024.
É importante que o trabalhador saiba que o pagamento do PIS/PASEP é proporcional aos meses trabalhados.
Por exemplo, supondo que o salário fosse mantido nos atuais R$ 1.302, se um profissional trabalhou em 2022 por apenas 4 meses, ele receberia R$ 434,00 de abono.
No caso do PIS, o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. O PASEP é pago pelo Banco do Brasil segundo o final da inscrição.
Os calendários de pagamento do próximo ano ainda não foram divulgados pelos bancos. Mas, em geral, o valor fica disponível até o último mês de cada ano. Caso não seja sacado, retorna ao Tesouro Nacional.
Poderão receber o abono:
- Trabalhador cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS há pelo menos cinco anos;
- Quem trabalhou para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)
- Quem recebeu até 2 salários-mínimos mensais;
- Trabalhou por pelo menos 30 dias, consecutivos ou não;
- Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não
- Teve seus dados informados pelo empregador.