PIS/PASEP 2024 já foi definido? Confira os detalhes sobre calendário e valores divulgados

O PIS/PASEP é um direito de todo o trabalhador com carteira assinada ou servidor público, o pagamento é feito sempre no ano seguinte. Saque do PIS/PASEP 2024 segue um calendário criado pelos bancos responsáveis e o valor depende de um importante ponto; veja qual é ele.

PIS/PASEP 2024 já foi definido? Confira os detalhes sobre calendário e valores divulgados
PIS/PASEP 2024 já foi definido? Confira os detalhes sobre calendário e valores divulgados (Imagem FDR)

Todos os anos os profissionais que trabalharam com carteira assinada têm direito ao saque do PIS/PASEP. O valor funciona como uma espécie de 14º salário para os profissionais, pois, esse saque não substitui o 13º.

O Programa de Integração Social (PIS) é pago àqueles que trabalharam com carteira assinada no ano anterior. Enquanto o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é pago aos servidores públicos.

Qual o valor do PIS/PASEP 2024?

O pagamento é feito sempre de acordo com o salário-mínimo vigente no ano de pagamento; ou seja, é necessário aguardar a definição de fato de quanto será o mínimo em 2024.

O Governo Federal já confirmou a mudança no cálculo do valor do salário-mínimo e assinalou qual deve ser esse valor.

É importante que o trabalhador saiba que o pagamento do PIS/PASEP é proporcional aos meses trabalhados.

Por exemplo, supondo que o salário fosse mantido nos atuais R$ 1.302, se um profissional trabalhou em 2022 por apenas 4 meses, ele receberia R$ 434,00 de abono.

No caso do PIS, o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. O PASEP é pago pelo Banco do Brasil segundo o final da inscrição.

Os calendários de pagamento do próximo ano ainda não foram divulgados pelos bancos. Mas, em geral, o valor fica disponível até o último mês de cada ano. Caso não seja sacado, retorna ao  Tesouro Nacional.

Poderão receber o abono:

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile