O CPF na nota fiscal não é apenas uma prática cotidiana de identificação do cliente, mas tem se tornado algo a mais. Os governos estaduais têm criado programas que oferecem prêmios em dinheiro para quem solicitar a inclusão do seu documento ao adquirir produtos na região.
Inserir o CPF na nota fiscal é uma prática que tem sido incentiva pelos governos estaduais. Isso porque, a cada emissão do documento fiscal há cobrança de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que é recolhido pelo governo do estado. A ideia é diminuir a sonegação de impostos.
Há recompensas para quem informar o número do CPF a cada novo produto comprado, seja em padarias, supermercados, ou lojas de construção e até concessionárias. Os prêmios dependem do governo de cada estado, mas incluem valores em dinheiro ou descontos em obrigações fiscais.
Para usufruir dos benefícios oferecidos pelo governo do estado para quem informa o CPF na nota fiscal, o cidadão precisa se cadastrar. Após preencher um formulário no site da Secretaria da Fazenda do seu estado, as suas compras vão se transformar em crédito que serão revertidos nos prêmios.
Também vale a pena estar atento a Secretaria da Fazenda para entender quais os benefícios, e acompanhar sorteios mensais usando o CPF do consumidor. Os comércios que negarem a emissão da nota fiscal poderão ser denunciados.
Benefícios de incluir CPF na nota fiscal
Vale reforçar que os benefícios de incluir CPF na nota fiscal dependem do governo de cada estado. A grande maioria, porém, tem investido em oferecer ao consumidor uma parte do seu dinheiro de volta. Seja por meio da transferência direta dos valores descontados dos impostos de cada compra.
Ou ainda, por meio de descontos em outras obrigações fiscais. A fim de incentivar ainda mais que o CPF seja incluso nas compras feitas no estado, também são feitos sorteios com prêmios em dinheiro.
Os benefícios mais comuns são:
- Devolução de parte do ICMS pago, cerca de 30% do que é cobrado em cada compra, calculado com base na nota fiscal;
- Participação em sorteios com prêmios em dinheiro, com sorteios na loteria federal;
- Descontos no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotivos).