Cadastro Positivo Serasa: entenda como ele funciona e como melhorar o seu score

Você conhece o Cadastro Positivo Serasa? Se ainda não tem conhecimento sobre esse serviço é importante que saiba que ele pode te ajudar a melhorar o status de crédito no mercado. Dessa forma, aumentam as suas chances de conseguir mais confiança de empresas que oferecem produtos financeiros para pagamento à prazo.

Cadastro Positivo Serasa
Cadastro Positivo Serasa (Imagem FDR)

Quer saber como o Cadastro Positivo Serasa pode mudar a sua relação com os credores? Acompanhe o artigo abaixo e descubra como funciona este sistema.

Introdução ao Cadastro Positivo Serasa

O Cadastro Positivo foi criado em 2019, ou seja, é um sistema recente. Ele pretende funcionar de forma controversa ao cadastro negativo que até então era usado pelos credores e empresas financeiras. Quer dizer, antes desse sistema existir as instituições tinham apenas informações sobre o que o consumidor deixou de pagar.

Isso significa que ao fazer a análise de crédito para conceder um empréstimo, financiamento ou cartão para aquela pessoa física ou jurídica, as empresas tinham apenas informações sobre contas não pagas. Com o Cadastro Positivo Serasa a ideia é também mostrar quais contas estão sendo pagas em dia pelo consumidor, e melhorar seu perfil dentro do mercado.

O que mudou com a Lei Complementar nº 166?

Foi por meio da Lei Complementar nº 166, de 8 de abril de 2019, que o Cadastro Positivo foi criado no país. Ao permitir que fosse feito o compartilhamento de informações positivas sobre o histórico de pagamento dos consumidores, a ideia foi promover a inclusão financeira de milhões de pessoas e estimular a concorrência no mercado de crédito.

Para que seja criado o Cadastro Positivo Serasa e o cadastro em outros birôs de análise de crédito, empresas de segmento no ramo financeiro, telecomunicações, energia e saneamento enviam o histórico de pagamentos do cadastrado. E assim é formado o banco de dados usados para definir o perfil do consumidor.

A importância da inclusão financeira

Tem sido cada vez mais importante buscar e alcançar inclusão financeira no mercado. Isso significa ter acesso a crédito como empréstimo ou financiamento imobiliário e de veículo. Além de conseguir a solicitação de cartão de crédito, cartão de varejistas (ex.: Assaí, Havan, Renner) e mais produtos financeiros.

Quando o credor acessa o Cadastro Positivo Serasa e percebe que embora tenha um débito com veículo atrasado, aquela pessoa não deixa de pagar a fatura do cartão em dia, a resposta sobre a análise de crédito consegue ser mais exata.

A partir disso é possível voltar a ter acesso aos serviços financeiros do setor, e crescer com todos os produtos disponíveis.

Do negativo ao positivo: a evolução da análise de crédito

Com o Cadastro Positivo um ponto muito importante da análise do perfil do consumidor evoluiu: deixou de ser considerado apenas o negativo para evidenciar o que é positivo. Para este tipo de investigação sobre o histórico de bom e mau pagador são considerados.

  • Cadastro Negativo: todas as dívidas em atraso, com: cartão de crédito, financiamento, empréstimo, cheques, crediários;
  • Cadastro Positivo: histórico de pagamento em dia, com: cartão de crédito, água, luz, água, crediário, financiamento.

Cadastro Positivo: automático e abrangente

Não é preciso fazer nenhum tipo de inscrição para criar seu Cadastro Positivo. Já existe automaticamente um histórico sobre o perfil do consumidor no Cadastro Positivo Serasa, e que está sendo alimentado com o cruzamento de dados com as empresas que fornecem as informações para construir esse banco.

Com este sistema a análise de crédito e nota sobre o perfil da pessoa continua valendo, só que de forma mais abrangente porque reúne novas informações de maneira frequente. É como se um outro lado de uma mesma pessoa pudesse ser mostrado, seus defeitos e qualidades.

Segurança e privacidade no Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo Serasa garante a segurança e privacidade dos dados. Tudo ao liberar a consulta das informações apenas para comércio, empresas de serviços, bancos e financeiras. Isso significa que um terceiro não pode analisar o seu histórico de pagamento e pontuação apenas informando o número do seu CPF.

Apenas o próprio consumidor ou as empresas dos nichos citados parceiras do Serasa é que podem fazer essa verificação. Isso se o cidadão deixar, quer dizer, embora o histórico esteja sendo criado de forma automática, ele somente fica disponível para consulta se a pessoa deixar.

Benefícios do Cadastro Positivo para o consumidor

Mas então, quais os benefícios do Cadastro Positivo para o consumidor? E por que permitir que as empresas verifiquem os seus pontos?. Os motivos incluem:

  • Possibilidade de conseguir melhores condições e taxas em empréstimos e financeiros;
  • Acesso a produtos como crediário, cartão e outros que permitem o pagamento a prazo;
  • Discernimento da empresa credora sobre o perfil de pagador daquela pessoa;
  • Inclusão financeira;
  • Proteção das informações dos consumidores garantida por lei;
  • Possibilidade de negociações de dívidas com condições mais vantajosas.

Como consultar Cadastro Positivo Serasa

  • Acesse o site da Serasa;
  • Clique em “Consultar agora”;
  • Para quem ainda não tem cadastro na Serasa, será necessário criar uma conta fornecendo as informações pessoais. Caso já tenha cadastro, faça login;
  • Após inserir os dados solicitados, é possível ter acesso ao histórico de crédito. O consumidor poderá visualizar as informações registradas no Cadastro Positivo.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]