Inscritos no Cadastro Único comemoram a APROVAÇÃO de mais um benefício complementar

Os cidadãos brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade social e estão inscritos no Cadastro Único ganham direito de receber benefícios sociais. Nem sempre estes benefícios são liberados por meio de transferência de renda, quer dizer, com depósito em conta. A nova ação do governo faz outro tipo de liberação.

Inscritos no Cadastro Único comemoram a APROVAÇÃO de mais um benefício complementar
Inscritos no Cadastro Único comemoram a APROVAÇÃO de mais um benefício complementar (Imagem: FDR)

Ao se tornar um dos inscritos no Cadastro Único o cidadão não passa a ter acesso direito aos benefícios pagos pelo poder público. Mas, fica a disposição para ser contemplado caso haja liberação de orçamento no seu município. Praticamente todos os programas sociais usam esta plataforma como porta de entrada.

O Cadastro Único nada mais é um do que um banco de dados com informações sobre a vida das pessoas que vivem em situação de pobreza, como a sua renda, quantos vivem no mesmo endereço, e outros. A partir disso é gerado um NIS (Número de Identificação Social) para cada um.

Será por meio desse NIS que os inscritos no Cadastro Único serão selecionados em benefícios sociais, como:

Novo benefício liberado para inscritos no Cadastro Único

Com o intuito de iniciar a distribuição gratuita de alimentos, o governo federal tem investido no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e consequentemente atingido os inscritos no Cadastro Único. A ideia é permitir que seja entregue mensalmente 1 cesta básica por família beneficiada.

Essa ação, porém, depende do orçamento, disponibilidade e organização de cada prefeitura. Por isso a recomendação é procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo para descobrir como funciona.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile