Nota fiscal MEI em 5 minutos! Veja como emitir a versão simplificada

Desde a último dia 1º de setembro a nota fiscal MEI (Micro Empreendedor Individual) passou por mudanças. O documento fiscal que descreve e comprova a prestação de serviços agora deve ser gerada por um emissor nacional. Para muitos empreendedores, porém, o processo tem sido dificultoso.

Nota fiscal MEI em 5 minutos! Veja como emitir a versão simplificada
Nota fiscal MEI em 5 minutos! Veja como emitir a versão simplificada (Imagem: FDR)

A nota fiscal MEI é um documento obrigatório que deve ser emitido por todo empreendedor que prestar serviço para outra pessoa jurídica, ou para empresas públicas. Caso seja solicitado por um cliente pessoa física a nota também deve ser obrigatoriamente gerada. Não há cobrança pela nota fiscal.

Todos os impostos já são pagos mensalmente por meio do DAS (Documento de Arrecadação do Simples), inclusive o ISS (Imposto sobre Serviços) que é um tributo municipal. No documento deve ser incluso o nome do tomador do serviço (quem contratou), a data de realização, a descrição e o valor.

Em julho de 2022 o Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou uma resolução alterando as regras para nota fiscal MEI. Passou a ser exigido que os empreendedores migrassem do sistema municipal de emissão da nota para o sistema nacional. As prefeituras deveriam se adaptar as atualizações.

Desde 1º de setembro todo MEI que for emitir nota fiscal não deve mais acessar o site da prefeitura da sua cidade, mas sim o site oficial da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). Outra opção é usar o App NFS-e Mobile. 

NOTA FISCAL MEI MUDOU! COMO SE CADASTRAR NO SISTEMA E EMITIR A NOVA NFS-e (PASSO A PASSO)

Como emitir a nota fiscal MEI de forma rápida

O empreendedor pode optar pelo site ou aplicativo para emissão da nota fiscal MEI. Já para o login no portal são três alternativas, o acesso via certificado digital, com o login no Gov.br, ou criando um usuário no próprio portal por meio dos dados pessoais.

Será preciso preencher informações sobre quem contratou o serviço, ao informar o número do CNPJ o próprio sistema vai reconhecer qual a empresa. Mas pode ser necessário completar as informações nos campos obrigatórios.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile