O seguro-desemprego é um dos benefícios mais conhecidos entre a população. Porém, uma grande pesquisa realizada mostra uma novidade que chocou os trabalhadores formais do país. Se este for o seu caso, veja abaixo o que foi constatado com a pesquisa.
A solicitação do seguro-desemprego cresceu, mas a quantidade de demissão reduziu. Como isto é possível? O que pode se apresentar como principal causador é o desconhecimento sobre o benefício. Muitas pessoas acabam sendo demitidas e não sabem sobre o auxílio cedido aos trabalhadores formais do país.
Todos aqueles que exercem a sua profissão sob regime CLT, com a carteira de trabalho assinada, possuem muitos benefícios à sua disposição. É fundamental que você conheça todos de maneira completa. Podemos citar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e a conhecida aposentadoria.
Porém, existem outros como auxílio maternidade, auxílio doença, auxílio acidente e até mesmo o PIS/PASEP. Então, o trabalhador formal tem uma série de auxílios garantidos pelo governo federal e os regimes trabalhistas. Mas isto ainda não explica como o número de solicitações aumentou e a demissão diminuiu.
A informação vem sendo cada vez mais acessível. Portanto, o nível de conhecimento sobre benefícios como o seguro-desemprego tem uma ampliação. No entanto, você sabia que o valor do seguro-desemprego vai mudar? Acompanhe abaixo do que deve ser feito a partir do ano que vem, em 2024.
Seguro-desemprego terá reajuste em 2024?
O benefício terá um reajuste no valor pago a partir de janeiro do ano que vem. A iniciativa será aplicada devido ao aumento do salário mínimo. Anualmente, o governo federal pretende aplicar um reajuste no piso salarial do país. Portanto, benefícios que o usam o valor como base devem ser reajustados, também.
Outros como o PIS/PASEP, cedido aos trabalhadores formais, também será ampliado. Se você recebe o piso da aposentadoria do INSS, você também terá um aumento. No caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC), você será contemplado(a) com um aumento. O novo valor do mínimo será R$ 1.421.