Um serviço bancário que fez história está com os dias contatos. Diante disso, o Santander já parou de oferecê-lo aos clientes. Saiba qual é esse serviço descontinuado e os detalhes.
Estamos falando do DOC. O Santander não vai mais oferecer transferências via DOC para seus clientes.
Santander encerra DOC aos clientes
os clientes do banco receberam o seguinte recado sobre o fim do DOC: “A transferência via DOC foi descontinuada, utilize a TED (Transferência Especial de Crédito) para suas transferências”.
O Santander já tinha comunicado que deixaria de oferecer este tipo de transferência em setembro. O anunciou foi feito em julho.
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os bancos associados encerrariam o DOC até 29 de fevereiro de 2024.
Modalidade era pouco usada
Segundo dados da Febraban, no ano passado, o DOC representava somente 3,7% do total de operações:
- PIX: 24 bilhões;
- Cartão de crédito: 18,2 bilhões;
- Cartão de débito: 15,6 bilhões;
- Boleto: 4 bilhões;
- Cheques: 202,8 milhões.
Funcionamento do DOC
O DOC foi criado pelo Banco Central em 1985 e permitia a transferência de valores entre contas de titularidades diferentes, mas o valor só caía na conta do beneficiário no dia útil seguinte à data de emissão.
Uma alternativa para as transferências é o TED. Através dele é possível transferir valores acima de R$5 mil e eles caem na conta do destinatário no mesmo dia.
Bancos que estão desativando o DOC
Os bancos estão pouco a pouco desativando o DOC. O Itaú, por sua vez, já não oferecia o DOC para clientes pessoa física desde janeiro.
O Valor procurou o Banco do Brasil que informou que o DOC para pessoas físicas será oferecido apenas até o dia 15 de setembro. Por fim, Caixa e Bradesco revelaram que obedecerão o cronograma da Febraban.
É importante destacar que mesmo nos bancos que já desativaram o envio de DOC, os clientes seguirão recebendo esse tipo de transferência até a data limite de encerramento do sistema, ou seja até 29 de fevereiro de 2024.