- Empresas brasileiras iniciam testes da jornada de trabalho reduzida
- Nova jornada é focada na saúde mental e produtividade
- Veja dicas para negociar a sua redução de carga horária
Os testes da nova jornada de trabalho foram iniciados no Brasil com adesão de diversas empresas. Modelo já foi testado em outros país e apresentou bons resultados. Veja algumas dicas para você negociar a sua redução de carga horária também!
A nova jornada de trabalho já é uma realidade em diversas empresas espalhadas pelo mundo. No Brasil o modelo está em sua etapa inicial de testes, com adesão de 15 empresas de diversos setores. A ideia inicial desse modelo é reduzir a carga horária dos profissionais, mantendo 100% da performance.
Essa iniciativa tem, entre outros motivos, uma preocupação com a saúde mental dos profissionais.
Um levantamento realizado pela Conexa, plataforma de saúde físico e mental, apontou um crescimento de 30% dos casos de esgotamento, o chamado burnout. Os dados são relacionados aos primeiros sete meses desse ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Quais as vantagens da nova jornada de trabalho de 4 dias?
A organização sem fins lucrativos 4 Day Week Global é a responsável por fazer os testes desse modelo em todo o mundo e acaba de divulgar alguns resultados.
Um levantamento comparou o desempenho das empresas antes e após o período de 12 meses de implementação da nova jornada. Os dados são de companhias dos EUA, Canadá, Reino Unido e Irlanda.
Veja alguns dos resultados encontrados:
- 68% das empresas tiveram diminuição nas queixas dos funcionários de esgotamento
- 63% afirmam ser mais fácil atrair novos talentos após a mudança
- 54% identificaram aumento na capacidade para o trabalho
- 42% registraram menos demissões
- 36% tiveram aumento nas receitas
O modelo proposto pela 4 Day Week Global é focado no modelo 100-80-100: 100% do salário; trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade.
Como reduzir a carga horária de trabalho?
Durante a pandemia a redução na jornada de trabalho foi uma das alternativas das empresas para manter suas atividades. Acontece que com a normalização das atividades, muitos funcionários queriam permanecer com as cargas horárias menores.
Se você é um deles, confira as nossas dicas:
1 Faça uma análise realista
Antes de fazer qualquer pedido você precisa analisar as suas atividades na empresa, ou seja, suas ações precisam justificar o seu pedido. Se você não faz as suas responsabilidades, perde prazos, chega atraso, por exemplo dificilmente vai conseguir o que deseja.
2 Saiba o que pedir
Existem diversas formas que a empresa pode flexibilizar o horário de trabalho do seu colaborador, entre elas está o trabalho híbrido, trabalho meio período, redução nos dias de trabalho, entre outros.
Antes de conversar é importante saber o que de fato você deseja.
3 Faça um pedido formal
Isso significa que você precisa fazer o pedido por escrito, isso pode te livrar de possíveis problemas futuros, além de tornar a negociação mais “séria”. Por outro lado, é importante ter cuidado ao fazer esse documento.
Não se compare, jamais cite outros colegas de trabalho, se possível, justifique o porquê de estar fazer esse pedido.
É interessante também ser específico quanto ao que se deseja, afinal, você pode acabar conseguindo algo que goste até menos.
4 Se coloque no lugar da empresa
O seu pedido é realista? É possível de ser atendido? Esse é o melhor momento para o meu pedido? É importante pensar no lado da empresa antes de pedir algo.
É importante lembrar que a empresa vai se reorganizar para atender a sua solicitação, ou seja, se você conseguir entrar em um acordo, provavelmente não vai conseguir mudá-lo tão rápido depois.
Essa análise também pode te ajudar a afastar o medo da demissão, que muitos colaboradores têm ao fazer determinados pedidos aos chefes. Afinal, se você perceber que a empresa não está nos seus melhores momentos, recue e deixe para depois.
No geral, é importante sentar se autoanalisar e ver as condições possíveis para o seu pedido ser atendido; o acordo precisa ser bom para o trabalhador e bom para a empresa.