Salário mínimo de 2024 já teve seu valor DEFINIDO? Descubra quanto receberá

Há poucos meses do fim de 2023, já existem suposições sobre o valor do salário mínimo de 2024. É obrigatório, segundo a Constituição Federal, que hajam novos reajustes todos os anos. A grande questão a ser discutida é o quanto o piso salarial do país vai crescer, e se a proposta de mudança vai ser aprovada.

Salário mínimo de 2024 já teve seu valor DEFINIDO? Descubra quanto receberá
Salário mínimo de 2024 já teve seu valor DEFINIDO? Descubra quanto receberá (Imagem: FDR)

Até o dia 31 de agosto, próxima quinta-feira, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisa encaminhar para o Congresso Nacional a proposta do Orçamento de 2024. Dentre as informações contidas no plano de gastos, deve estar o valor do salário mínimo de 2024. 

A quantia será usada como referência para uma série de pagamentos públicos e privados, e por isso é tão importante. Hoje, o reajuste do mínimo salarial conta apenas com o resultado da inflação oficial do ano anterior, medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Tem sido assim desde 2019, quando Jair Bolsonaro (PL) assumiu a presidência do país.

Assim que venceu as eleições, Lula propôs mudanças para o piso, mas não conseguiu aprova-las para este ano. Embora tenha alterado o mínimo em maio, passando de R$ 1.302 para R$ 1.320, ainda não usou o cálculo que gostaria. Um Projeto de Lei (PL) propôs alterar o reajuste a partir do salário mínimo de 2024.

Qual deve ser o salário mínimo de 2024?

A definição do valor do salário mínimo de 2024 ainda não pode ser estabelecida de forma precisa, porque depende de dois pontos importantes. O primeiro é a possível aprovação do PL que vai alterar o cálculo de reajuste, e o segundo são os índices inflacionários que poderão alterar essa quantia.

Caso o projeto de lei passe com louvor pelos parlamentares, o reajuste passará a considerar o INPC do ano anterior mais o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos anteriores. Dessa forma, o piso voltaria a crescer acima da inflação e daria ao trabalhador ganho real.

Existem duas propostas em vista, mas que dependem de trâmites políticos:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile