Cerca de 261 mil microempreendedores individuais passarão por uma importante mudança no final dessa semana. A forma do MEI emitir nota fiscal vai mudar e você precisa se preparar para isso. Veja como o procedimento deverá ser feito agora!
Há alguns meses estamos noticiando que a forma do MEI emitir nota fiscal iria mudar ainda nesse ano. Então, a hora chegou, a partir do próximo dia 1º de setembro todas as notas deverão ser emitidas com o padrão nacional.
Esse padrão para a NFS-e foi criado para que o microempreendedor individual que trabalha em São Paulo tenha uma nota fiscal igual aquele que trabalha no Amazonas.
Como emitir nota fiscal MEI pelo padrão nacional
Antes de tudo é importante saber que esse padrão nacional está disponível apenas aos municípios que aderiram a ele.
Para saber se a sua cidade vai utilizar, é necessário entrar em contato com a administração municipal.
Vamos ao passo a passo do primeiro acesso ao sistema:
- Acesse o portal Emissor Nacional, o login pode ser feito com a sua conta gov.br ou você pode efetuar o cadastramento dos dados da pessoa jurídica.
- O sistema também está disponível através do aplicativo, no entanto, é necessário fazer o cadastro pela internet antes de usar o app.
- Em seu primeiro acesso você vai precisar entrar em “Configurações”, basta clicar no símbolo de engrenagem no canto superior da tela.
- Nessa seção você deve inserir e-mail e telefone que serão utilizados na geração da NFS-e.
- Selecione no campo Valor Aproximado dos Tributos a terceira opção “Não informar nenhum valor estimado para os tributos”.
- Pronto, você já pode emitir a sua nota fiscal clicando no símbolo de folha com um +.
- É necessário escolher a emissão completa ou emissão simplificada, sendo que essa última está disponível apenas para quem é MEI
- Na página seguinte é necessário preencher os campos para fazer a emissão
Lembrando que a emissão simplificada só pode ser feita para os serviços cadastrados como favoritos. Você pode conferir mais informações acessando o documento preparado pelo Sebrae sobre a emissão.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!