Cair na malha fina traz uma série de consequências para o contribuinte do Imposto de Renda. A consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda foi liberada, com isso, começa a preocupação para saber se a Receita Federal identificou alguma pendência.
Quando você envia a sua declaração de Imposto de Renda, ela passa pelos sistemas da Receita Federal. As informações declaradas são verificadas e comparadas com os dados fornecidos por outras pessoas e empresas.
Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas, a sua declaração será retida.
Segundo a Receita, de 5% a 7% das declarações entregues todos os anos caem na malha fina. Há vários motivos para uma declaração cair na malha fina. Os problemas vão desde erros de digitação até valores informados erroneamente ou omitidos na hora de preencher as fichas do Imposto de Renda.
Como consultar se caiu na malha fina do Imposto de Renda?
O contribuinte terá três canais de consulta à declaração do Imposto de Renda:
- site da Receita Federal
- o e-CAC; e
- o aplicativo Meu Imposto de Renda.
Nesta consulta também será possível descobrir o status da declaração de 2023, se há alguma pendência, se está na fila para receber a restituição ou se caiu na malha fina.
As declarações não entregues receberão o status de “Omissa”, e a partir disso o contribuinte tem duas opções: “consultar os motivos da omissão” ou “preencher a declaração”. Buscando facilitar o preenchimento, a Receita Federal disponibiliza uma versão pré-preenchida da declaração que não foi enviada, inclusive mostrando as informações que foram omitidas.
Para descobrir se precisa passar por esse processo basta:
- Faça login no portal da Receita Federal escolhido para consulta;
- Em “Declarações do IRPF” cada ano terá um símbolo com: processada, com pendência, não entregue ou omisso. Escolha aquele que estiver com problemas;
- O próprio sistema dará a opção para correção;
- Envie uma nova declaração e confirme.
Como corrigir a declaração do Imposto de Renda?
A retificação do Imposto de Renda segue um passo a passo bem simples. Basta:
- Acessar o site da Receita Federal;
- Localizar a opção “Retificar” na aba “Declaração” ao lado esquerdo no topo da página;
- Basta clicar em “Retificar” e selecionar a declaração que será corrigida.
Na hipótese desta ser a primeira vez que o contribuinte fará a retificação no ano, é preciso selecionar a declaração intitulada como “Original”. Por outro lado, se ele já possuir mais de uma declaração retificadora e precisa corrigi-la novamente, a instrução é para que a última opção denominada como “Retificadora” seja selecionada. O informe será apresentado na aba “Em Preenchimento“.