MALHA FINA! Receita Federal convoca os DEVEDORES do Imposto de Renda

Cair na malha fina traz uma série de consequências para o contribuinte do Imposto de Renda. A fim de notificar esse público de que estão com pendências, a Receita Federal fez um importante pronunciamento que afetará o bolso dos cidadãos.

MALHA FINA! Lista dos devedores do Imposto de Renda é anunciada pela Receita Federal
MALHA FINA! Receita Federal convoca os DEVEDORES do Imposto de Renda (Imagem: FDR)

Os devedores que serão inclusos nessa lista tratam dos que caíram na malha fina devido ao Imposto de Renda. Isso significa que qualquer outra pendência com a Receita Federal deve ser resolvida em outros canais. No caso do imposto, entram na malha fina aqueles que enviaram informações erradas, ou não informaram todos os dados. Além dos que sequer preencheram a declaração. 

A consulta que ficará disponível na sexta-feira (7) vale não só para a declaração deste ano, em que o prazo de entrega terminou em 31 de maio. Mas vale também para as declarações de anos anteriores que podem estar atrasando a liberação de restituição e regularização do CPF do cidadão. Tudo porque, quem tem débitos com a Receita fica com o CPF bloqueado até que haja a regularização.

Caso confirme que caiu na malha fina, o contribuinte terá a opção de fazer todas as correções e preencher as declarações que estão atrasadas. De acordo com a Receita Federal, mesmo que o documento seja enviado fora do prazo, ele precisa ser preenchido porque evita as consequências para o CPF do cidadão.

Como consultar se caiu na malha fina do Imposto de Renda?

O contribuinte terá três canais de consulta à declaração do Imposto de Renda: site da Receita Federal, o e-CAC e o aplicativo Meu Imposto de Renda. Nesta consulta também será possível descobrir o status da declaração de 2023, se há alguma pendência, se está na fila para receber a restituição ou se caiu na malha fina.

As declarações não entregues receberão o status de “Omissa”, e a partir disso o contribuinte tem duas opções: “consultar os motivos da omissão” ou “preencher a declaração”. Buscando facilitar o preenchimento, a Receita Federal disponibiliza uma versão pré-preenchida da declaração que não foi enviada, inclusive mostrando as informações que foram omitidas.

Para descobrir se precisa passar por esse processo basta:

  • Faça login no portal da Receita Federal escolhido para consulta;
  • Em “Declarações do IRPF” cada ano terá um símbolo com: processada, com pendência, não entregue ou omisso. Escolha aquele que estiver com problemas;
  • O próprio sistema dará a opção para correção;
  • Envie uma nova declaração e confirme.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]