O PROCON do estado de São Paulo pediu esclarecimentos a uma famosa empresa que pegou centenas de clientes de surpresa na última semana. Consumidores já relatam que não estão sendo atendidos pela empresa. Entenda o caso e as orientações do órgão.
Nas primeiras horas dessa segunda-feira, 21, o PROCON do estado de São Paulo notificou uma importante empresa do setor de turismo. Na última semana dezenas de consumidores foram pegos de surpresa com a suspensão da emissão de passagens promocionais.
A 123milhas Viagens e Turismo Ltda, que tem sede em Belo Horizonte (MG) não é a primeira empresa do segmento a enfrentar problemas. A Hurb também passa por dificuldades financeiras pela venda de pacotes parecidos.
Entenda a situação da 123milhas
Na última sexta, 18, a empresa anunciou a suspensão da venda de pacotes com datas flexíveis; e a emissão de passagens da linha promocional previstas para os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023.
Os clientes que tenham passagens emitidas e que tenham localizador ou e-ticket estão com a viagem mantida, informou a empresa.
Para os clientes que foram atingidos pelos cancelamentos, a empresa está oferecendo vouchers com correção monetária de 150% do CDI.
Procon notifica 123milhas
Com a notificação, a empresa vai precisar esclarecer quais são as condições adversas citadas no comunicado da empresa da última sexta-feira, 18.
Além de ter que informar a quantidade de clientes afetados; quais são os vouchers disponíveis para eles como forma de devolução; e como está sendo realizado o atendimento aos clientes afetados.
“Já temos muitos relatos de consumidores que não estariam sendo atendidos, o que é um problema adicional, especialmente para quem se programou para viajar logo no começo de setembro. A empresa, além de ter feito uma mudança unilateral das regras, não pode deixar os consumidores sem informação”, explica Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP.
A 123milhas tem 24 horas para prestar todos os esclarecimentos solicitados pelo Procon-SP.
Após o levantamento dos dados, o Procon deve orientar adequadamente os clientes e decidir se realiza uma fiscalização mais detalhadas na empresa.