FIM do vale-refeição? Governo anuncia substituição pelo PIX sob gerência da Caixa

A Caixa Econômica Federal está gerindo um projeto do governo federal que pode levar ao fim do vale-refeição. Portanto, caso você esteja trabalhando em um emprego que você tem acesso ao vale-refeição, fique atento(a) pois o pagamento deste auxílio pode estar chegando ao fim; confira abaixo mais detalhes.

CAIXA faz alerta sobre financiamentos imobiliários e brasileiros ficam PREOCUPADOS
FIM do vale-refeição? Governo anuncia substituição pelo PIX sob gerência da Caixa (Imagem FDR)

Existem muitos brasileiros que recebem mensalmente o valor do vale-refeição. Este benefício é destinado para ajudar do trabalhador com valores referentes aos alimentos consumidos. Agora, a decisão que está próxima de vir visa extinguir os cartões de vale-refeição e substituir pelo uso do PIX com ajuda da Caixa

Muitas pessoas já cansaram de ter acesso ao valor do vale-refeição somente via o cartão do benefício. Apesar de ser destinado exclusivamente para gastos com alimentação, muitos trabalhadores usam o valor do vale para margem de negociação salarial em seu novo emprego ou em uma renegociação.

Porém, o que muitos cartões de vale-refeição fazem é que os valores inseridos no cartão só poderão ser gastos com estabelecimentos alimentícios, como supermercados, aplicativos de alimento e áreas relativas ao nicho. Portanto, muitas pessoas acabam não gastando o valor completo ou até repassando.

Agora, é possível que uma mudança seja feita para que as pessoas não tenham que usar os cartões de empresas focadas em vale-refeição. Confira agora a medida apresentada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para que a Caixa Econômica Federal participe ativamente deste processo.

Caixa envolvida com pagamento de vale-refeição dos brasileiros

Caso a proposta feita pela Abras seja aprovada, a Caixa estará participando ativamente de todas as compras realizadas por trabalhadores que recebem o vale-refeição. Com isto, o governo busca ampliar ainda mais o uso da forma de pagamento instantânea, que se tornou febre em meio aos brasileiros, que é o PIX, gerido pelo Banco Central.

Desta forma, os trabalhadores formais conseguirão utilizar a forma de pagamento PIX para que consiga efetuar compras com a renda destinada ao vale-refeição. Com isto, os pagamentos relacionados à alimentação serão facilitados pela Caixa Econômica Federal e isto deve beneficiar o povo brasileiro em sua maioria.

Flávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e [email protected].