Um grande banco decidiu unir duas coisas que os brasileiros utilizam muito em seu dia a dia: WhatsApp e o PIX. A partir de agora, será possível fazer transferências via PIX através do aplicativo de troca de mensagens, WhatsApp. Saiba como vai funcionar.
Estamos falando do Bradesco. O banco está testando uma novidade importante: transferências via PIX através do WhatsApp usando a BIA, inteligência artificial do Bradesco.
Bradesco passa a permitir PIX via WhatsApp
Neste primeiro momento, 30% da base de clientes do Bradesco terão acesso a esta grande novidade. O novo recurso começou a ser testado no início deste ano e deve chegar para toda a base de clientes até dezembro, de acordo com Rafael Cavalcanti, superintendente de inteligência e dados do Bradesco.
Como forma de garantir a segurança das transações, o valor máximo liberado para transações realizadas desta forma é de R$300. Elas também só podem ser realizadas para os contatos registrados de forma prévia no app do Bradesco.
Reclamação é registrada
Apenas uma reclamação foi registrada na plataforma Reclame Aqui sobre esta novidade. A pessoa expôs sua preocupação com o fato do Pix pelo WhatsApp não exigir senha.
BIA pode identificar transações suspeitas
A Bia é capaz de reconhecer quando uma transação é suspeita realizadas para contatos registrados a pouco tempo, explicou Rafael.
Se o cliente acabar fazendo uma transação com valores errados ou para a pessoa errada, são oferecidos meios de contestação através do próprio app do Bradesco.
O aplicativo de mensagens opera somente como um meio de contato com a BIA e não tem responsabilidade sobre as transações.
O banco já informa os clientes através do WhatsApp de compras suspeitas efetuadas no cartão desde o mês de junho. Agora, esta funcionalidade também engloba o PIX.
Inteligência Artificial BIA
A inteligência artificial do banco já entrega aos clientes serviços básicos como consultas a saques, extrato, informes de rendimentos, comprovantes e outras informações bancárias.
A assistente digital do banco foi criada em parceria com a IBM e foi a primeira adaptação da IA conversacional Watson Assistant para a linha portuguesa.
A IA foi disponibilizada para o público em 2017. “Hoje, já acumulamos 2 bilhões de atendimentos por esse meio”, disse Cavalcanti à Folha de São Paulo.