Começou! Vale-gás caí na conta e milhões de famílias já podem resgatar benefício

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) dá início nesta sexta-feira (18) ao cronograma de pagamentos do vale-gás nacional. A quantia é responsável por ajudar na compra do botijão de gás de cozinha de 13 kg, dedicado ao uso domiciliar. O dinheiro será transferido completamente até o dia 31 de agosto.

Começou! Vale-gás caí na conta e milhões de famílias já podem resgatar benefício
Começou! Vale-gás caí na conta e milhões de famílias já podem resgatar benefício (Imagem: FDR)

De 18 a 31 de agosto pelo menos 5,5 milhões de beneficiários vão receber em suas contas do Caixa Tem a quantia referente ao vale-gás. O programa é independente do Bolsa Família, isso significa que ter acesso a um não dá direito automaticamente a outro. No entanto, eles são pagos nas mesmas datas e podem contemplar as mesmas pessoas.

Além do Bolsa Família, também podem receber ajuda financeira para compra do botijão de gás aqueles que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Os requisitos para ter acesso ao benefício ainda incluem ser inscrito no Cadastro Único, e possuir renda familiar de no máximo meio salário por pessoa no mês. A ajuda é paga a cada dois meses.

O número total de contemplados com o vale-gás tem caído. Em dezembro de 2022 eram 5,9 milhões, neste ano passou para 5,6 milhões, e em agosto o total chega a 5,5 milhões de famílias recebendo o auxílio. O corte já era previsto, e a ideia do governo é diminuir ainda mais o total de beneficiados irregulares para conseguir manter os custos com o programa até o fim do ano.

Calendário de pagamentos do vale-gás

As 5,5 milhões de famílias contempladas pelo vale-gás receberão o benefício de R$ 108. Para chegar neste valor foi preciso que a ANP (Agência Nacional do Petróleo) calculasse a média nacional de preço do botijão de gás de cozinha de uso domiciliar. Por isso, em alguns lugares o produto pode ser vendido por uma valor menor ou maior que o do benefício.

O valor caí na conta do Caixa Tem e segue como ordem o final do NIS (Número de Identificação Social) do titular. Beneficiando a cada dia útil um novo grupo, dessa forma:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile