Alerta Urgente: Salários estão sendo roubados de contas digitais. Veja como se proteger!

Portabilidade de salário é seguro? Um novo golpe está sendo aplicado utilizando essa funcionalidade. O FDR vai desvendar todos os detalhes desse novo crime que está deixando muitos brasileiros preocupados.

VANTAGEM! Trabalhador CLT comemora nova decisão do Governo
Alerta Urgente: Salários estão sendo roubados de contas digitais. Veja como se proteger! (Imagem: FDR)

Uma onda de golpes financeiros está deixando trabalhadores em choque, com seus suados salários evaporando misteriosamente da conta bancária da noite para o dia. Conhecido como “Golpe da Transferência de Salário“, esse crime já fez inúmeras vítimas.

A astúcia dos criminosos em usurpar esses fundos está deixando as vítimas assustadas e levantando questionamentos sobre a eficácia das medidas de segurança das instituições financeiras.

Golpe da Portabilidade de salário

Uma servidora pública que não quis se identificar, compartilhou sua amarga experiência com o jornal O Globo. No dia 6 de junho, ela constatou que seu salário não havia caído em sua conta do Itaú, como de costume.

Intrigada, após contatar o empregador, descobriu que o valor já tinha sido depositado. Porém, após uma ligação ao Itaú, a verdade veio à tona: seu salário havia sido canalizado para uma conta no PagSeguro, sem seu consentimento.

“Eu fiquei muito chocada com a vulnerabilidade. Perguntei como ninguém do banco tinha me informado da portabilidade, se eu não precisava dar anuência. Não sabiam me dizer, falavam apenas que a portabilidade tinha sido feita. Simples assim. Apertam um botão e está feito. É assustador. Recebo várias ligações do banco, o tempo todo, para falar de possibilidades de investimentos, mas para fazer uma portabilidade de todo o meu salário ninguém me liga?”, desabafou.

Outros relatos semelhantes foram revelados, envolvendo diferentes bancos como Banco do Brasil e BRB. A facilidade com que os vigaristas operam, abrindo contas e realizando transferências à revelia das vítimas, é inquietante.

Como esse golpe é aplicado?

O golpe segue um roteiro semelhantes em todos os casos:

  • Hackers vendem listas de dados das vítimas ou obtêm documentos legítimos;
  • Abrem contas em bancos digitais, onde as verificações são mais brandas;
  • Submetem um pedido de transferência de salário ao banco da vítima;
  • Em certos casos, os bancos autorizam a transferência sem alertar as vítimas;
  • O salário é transferido para a nova conta, criada pelos criminosos.

Como se proteger de golpes nas contas digitais?

Proteja-se das garras desses golpistas com as nossas dicas:

Ariel FrançaAriel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.