Falta pouco para a Receita Federal efetuar o pagamento do quarto lote de restituição do Imposto de Renda. Sendo assim, saiba como descobrir se você vai receber neste lote. Confira os detalhes.
Os contribuintes poderão descobrir se receberão neste lote a partir do próximo dia 24, quando as consultas serão abertas.
Quarto lote de restituição do IR
A Receita ainda não informou a quantidade de pessoas que foram incluídas neste lote. Estas informações serão reveladas nos próximos dias.
A consulta pode ser realizada através do site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”. Ao entrar nessa seção, é preciso clicar em “Consultar a Restituição”.
Além da pesquisa básica ao lote, os contribuintes também podem fazer uma consulta mais aprofundada sobre sua declaração do Imposto de Renda, através do portal e-CAC.
Calendário completo de restituição do IR
- 1º lote: 31 de maio (4.129.925 contribuintes; já pago);
- 2º lote: 30 de junho (5.138.476 contribuintes; já pago);
- 3º lote: 31 de julho (5.632.036 contribuintes; já pago);
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 29 de setembro
As consultas para o quarto lote serão abertas uma semana antes, no dia 24 de agosto. No caso do quinto lote, será possível consultar os valores no dia 22 de setembro.
A Receita dá prioridade para:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que usaram declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por PIX
Como consultar a restituição do IR
Para fazer a consulta e saber detalhes da restituição, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”.
Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.
Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.
Caso o crédito não seja realizado, o contribuinte pode reagendar o pagamento dos valores de maneira simples através do Portal BB, acessando esse link.
Também é possível ligar na Central de Relacionamento BB através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).