A Receita Federal concluiu a distribuição de R$ 7,5 bilhões entre 5,6 milhões de contribuintes no dia 31 de julho, marcando mais um passo na restituição do IRPF. Contudo, muitos se perguntam sobre um possível adiantamento do período de consultas.
A Receita Federal planejou disponibilizar a consulta para o 4º lote da restituição do IRPF uma semana antes dos pagamentos, prevista para 24 de agosto. Os contribuintes ansiosos poderão acessar a plataforma oficial do Fisco e utilizar a seção “Meu Imposto de Renda”, onde a opção “Consultar a Restituição” estará disponível.
Além disso, uma alternativa será oferecida através do e-CAC, permitindo um detalhado extrato de processamento. Dessa forma, será mais fácil identificar possíveis pendências nas declarações.
Os valores da restituição do IRPF serão transferidos diretamente para as contas bancárias indicadas durante a declaração. Em caso de problemas, os contribuintes poderão reagendar o recebimento via Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento BB.
A contagem atual revela que a Receita Federal já registrou 41,15 milhões de declarações para este ano, aproximadamente 60% desses declarantes têm direito à restituição do IRPF.
Quem tem direito aos lotes da restituição do IRPF 2023?
A restituição do Imposto de Renda nada mais é do que a devolução do valor pago em excesso na declaração do tributo. Qualquer dúvida acerca do direito à devolução, saldo zerado ou necessidade de pagar o IRPF, deve ser esclarecida através do próprio programa de preenchimento e envio das declarações.
É importante ressaltar que o pagamento dos valores são distribuídos em lotes. No entanto, a data de recebimento está condicionada à categorização do contribuinte no grupo prioritário ou da data em que ele enviou a declaração. Desta forma, a restituição do tributo é corrigida com base na taxa básica de juros, a Selic.
Passo a passo da consulta aos lotes da restituição do IRPF 2023
A consulta da restituição do imposto é um processo 100% online, e pode ser feito pelo portal e-CAC seguindo estes passos:
- Acesse o Portal e-CAC e vá em “Entrar com gov.br”;
- Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”;
- Depois, digite a senha e vá em “Entrar”;
- Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.
O procedimento também pode ser feito pelo portal do Imposto de Renda da seguinte forma:
- Acesse o site Meu Imposto de Renda;
- Na lista de serviços, clique em “Consultar a Restituição”;
- Para a consulta simples, basta acessar este link e informar o CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.
Calendário da restituição do IRPF 2023
- 1º lote de restituição – 31 de maio;
- 2º lote de restituição – 30 de junho;
- 3º lote de restituição – 31 de julho;
- 4º lote de restituição – 31 de agosto;
- 5º lote de restituição – 29 de setembro.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!