Repasse do pagamento do piso da enfermagem já tem data! Confira calendário

Cronograma de pagamento do piso da enfermagem foi feito entre o Ministério da Saúde, estados e municípios. O Governo vai garantir milhões de Reais para o pagamento dos profissionais. Veja até quando você deve ser receber!

Repasse do pagamento do piso da enfermagem já tem data! Confira calendário
Repasse do pagamento do piso da enfermagem já tem data! Confira calendário (Imagem: FDR)

Depois de muita luta, o piso da enfermagem deve finalmente ser pago nesse mês de agosto. O calendário foi proposto pelo Ministério da Saúde aos estados e municípios, incluindo o Distrito Federal. Inclusive, no começo desse mês de agosto, os enfermeiros federais receberam três parcelas referentes aos meses de maio, junho e julho.

“Esse é um momento histórico e muito importante em que estamos encerrando um ciclo de tantas discussões e desafios, sempre abertos à correção de rumo. A confiança recíproca [entre União, estados e municípios] é a base para um bom trabalho em relação ao piso”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Pagamento do Piso da Enfermagem

O pagamento só é possível através do repasse do auxílio complementar no valor de R$ 7,3 bilhões. Que deve ser feito pelo Governo Federal até o dia 21 de agosto.

O acordo sobre o calendário foi feito na última quarta-feira, 9, entre o Ministério da Saúde; representantes de outras áreas do Governo; e representantes dos estados.

O valor destinado a cada estado e município deve cobrir o pagamento de todos os enfermeiros. Afinal, os R$ 7,3 bilhões foram determinados após o levantamento de dados dos profissionais da enfermagem.

Essa apuração foi feita em cada estado, município e no Distrito Federal para que o valor destinado realmente contemplasse todos os profissionais.

O pagamento deve ser feito tanto aos enfermeiros ligados ao Ministério da Saúde, quanto aos estados e municípios.

Mas, é importante ficar atento, pois, o piso da enfermagem será pago em nove parcelas, que são retroativas ao mês de maio e incluem o 13 º salário.

Os pagamentos serão feitos até o mês de dezembro de 2023. Você pode conferir os critérios de distribuição e o valor que os estados receberão, através da  edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile