Termina na próxima sexta-feira, 11 de agosto, o prazo para que os clientes do Nubank que compraram um “pedacinho” do banco tomem uma decisão muito importante. A fintech reestruturou essas ações e por isso os detentores desta participação no banco precisarão decidir o que fazer sobre os ativos.
Em dezembro de 2021 o Nubank abriu capital na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse). Na época foi distribuído um recibo de ação (BDR) listado na B3 a cada um de seus clientes, o que foi chamado naquele momento de “pedacinho” do banco, uma forma de incentivar que seus clientes fizessem investimentos financeiros.
Este chegou a ser um dos IPOs com a maior participação de pessoas físicas, com 7,5 milhões de clientes recebendo um BDR gratuito pelo programa NuSócios. Essa ação foi vista no país como uma das grandes ações do banco para estimular a participação dos clientes da fintech no mundo de investimentos. Outras 815 mil pessoas resolveram investir nos recibos de ações negociados na B3.
Para entender melhor, os BDRs seguem as ações fora do país, listados na Bolsa brasileira “simulam” as ações do banco listadas no exterior. Dessa forma não é preciso abrir uma conta em um banco ou corretora de de fora do país para participar dessas movimentações. Acontece que os BDRs do Nubank passarão por mudanças em breve.
O que vai mudar nos “pedacinhos” do Nubank?
O programa de BDR está passando por um processo de reestruturação, e por isso vai atingir os clientes do Nubank. Eles deixarão de ser BDRs de Nível III e se tornarão BDRs de Nível I Não Patrocinados. A mudança visa a “otimização de processos e custos”.
Por conta disso, quem tem um BDR no Nubank tem até sexta-feira (11) para decidir entre três alternativas:
- trocar os papéis por ações na Bolsa americana, desde que possua pelo menos seis BDRs (uma ação na Nyse equivale a seis BDRs);
- converter os BDRs de nível III para Nível I;
- vender o papel e receber o valor equivalente.
Esta escolha precisa ser feita tanto por quem recebeu o pedacinho por meio do NuSócios, como para quem optou por investir e comprar o BDR por escolha própria. Quem não selecionar nenhuma das opções entrará de forma automática na terceira opção, quer dizer, receberá o valor pela venda do BDR.