Milhares de brasileiros são CORTADOS do Bolsa Família por irregularidades; entenda

Embora tenha investido no valor maior para o principal programa de transferência de renda do país, o governo também confirmou 934 mil cortados do Bolsa Família. Segundo o poder público são pessoas que deixaram de cumprir com os requisitos de acesso ao benefício social, e que por isso estavam recebendo a ajuda de forma irregular.

Milhares de brasileiros são CORTADOS do Bolsa Família por irregularidades; entenda
Milhares de brasileiros são CORTADOS do Bolsa Família por irregularidades; entenda (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

É extremamente comum que periodicamente haja uma lista de novos cortados do Bolsa Família porque deixaram de cumprir com as regras de acesso ao programa. No entanto, de 2022 para este ano esta lista se tornou ainda mais frequente. Logo quando a equipe de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o governo eles já deixaram claro que esses cortes aconteceriam com frequência.

Foi feito um minucioso pente-fino no Cadastro Único, plataforma em que os dados das pessoas em vulnerabilidade social são inscritos para seleção no programa. E principalmente as famílias monoparentais, aquelas compostas por uma única pessoa, foram retiradas do programa. Até julho deste ano, 934 mil beneficiários que diziam viver sozinhos foram cortados. 

Este tipo de composição familiar, com apenas um membro, chegou a atingir 27% das famílias beneficiadas pelo Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família no governo de Jair Bolsonaro. Foi então que levantou-se a suspeita de que haviam fraudes e irregularidades, em que pessoas de uma mesma família passavam dados errados no Cadastro Único para receberem o auxílio em conjunto.

As pessoas pertencentes a famílias monoparentais tiveram seu benefício suspenso incialmente em abril. Depois, eles foram convocados a comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para prestar informações. E só então, nos meses seguintes, quem não conseguiu comprovar que tinha direito entrou para lista definitiva de cortados do Bolsa Família.

Mais pessoas podem ser cortados do Bolsa Família?

Sim! A expectativa do Ministério do Desenvolvimento Social é de que o pente-fino nos cadastros dure até dezembro deste ano. Ainda assim este não seria um prazo limite, podendo ser revisto e inclusive trazendo novas pessoas para a lista de cortados do Bolsa Família em outro momento.

“Muitas pessoas seguem se cadastrando como famílias unipessoais, embora residam com outros familiares. Isso faz com que pessoas de uma mesma família recebam mais de um benefício, enquanto outras famílias fiquem sem nenhum. Com isso, os programas sociais não conseguem atender a quem mais precisa“, informou o Ministério do Desenvolvimento Social, em nota técnica.

Para não correr o risco de perder o seu benefício social a orientação é que o cidadão mantenha os dados atualizados no Cadastro Único, a frequência escolar das crianças e adolescentes e a caderneta de vacina de todos da faília.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile