CUIDADO! Você pode estar sendo vítima de GOLPE no cartão de crédito e nem sabe

Utilização indevida do nome de brasileiros em uso de cartão não solicitado tem preocupado. Veja o relato de um dos consumidores dessa conta digital e como se prevenir para não ser alvo desse golpe.

Conta digital cobra por uso de cartão NÃO solicitado e preocupa usuários
Conta digital cobra por uso de cartão NÃO solicitado e preocupa usuários (Imagem FDR)

O uso de conta digital tem se espalhado pelo país, principalmente pela facilidade de realizar diversas ações através do celular. No entanto, essa tem sido uma ferramenta para golpes que acabam gerando cobranças por uso de cartão não solicitado.

Mercado Pago faz cobrança por uso de cartão não solicitado

O blog ‘SP Reclama – Seus direitos’ do Estadão apresentou a reclamação do Sr. Siguer Onodera; confira:

“Li uma reportagem sobre o Mercado Pago do Mercado Livre e tenho uma queixa semelhante. Resido na Rua Galvão Bueno, no bairro da Liberdade, no centro de São Paulo. Eu também nunca solicitei o cartão do Mercado Pago. No entanto, fizeram uma compra no meu nome no valor de R$ 2.800 com cartão do Mercado Pago, o qual insisto que nunca tive. Mandaram por meio do meu endereço uma cobrança com este valor. Entrei em contato com o Mercado Pago, reclamando que não tenho o cartão do Mercado Pago e não solicitei esse cartão.

A atendente, por sua vez, a única coisa que fez foi me dizer que foi usada a minha senha e o meu cartão. Como não tenho o cartão do Mercado Pago, solicitei para a atendente que me informasse quem recebeu o cartão e qual foi o endereço que ele foi entregue. Não conseguiram informar a solicitação. Realmente a segurança do sistema é falha. Quando faço alguma compra por meio do Mercado Livre, eu pago com o meu cartão do banco onde tenho conta.

Gostaria de obter uma ajuda para poder solucionar a minha situação, para que o meu nome não vá para inadimplência por falta de pagamento. Desde já muito obrigado. Fico no aguardo de ajuda para que meu problema seja definitivamente resolvido.”

https://www.youtube.com/watch?v=5gT_gxfvqGA

O Mercado Pago respondeu sobre o caso; confira:

 “A empresa lamenta o ocorrido e informa que a situação do Sr. Siguer Onodera se encontra normalizada. A empresa permanece à disposição para mais esclarecimentos.”

Como saber se estão usando meu nome?

É importante saber que nesse tipo de golpe a transação é feita através do uso do número do CPF. Sabendo disso, a primeira maneira de se prevenir é não dando o seu CPF a qualquer pessoa.

Isso inclui: não confirmar seus dados pessoais por telefone; não utilizar em formulários que não sejam seguros; não permitir que funcionários de lojas saiam da sua vista com documentos.

Caso você tenha dúvida, você pode fazer uma consulta no site do Serasa ou ainda utilizar o Serasa Antifraude, sistema que emite avisos ao uso do seu número de CPF.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei comp profissional e de certa forma como pessoa, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile