Os principais bancos fornecedores do salário de aposentados e pensionistas, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil anunciaram novidades para esse grupo. A ideia é que por meio destas instituições bancárias os interessados possam aumentar seu crédito, mas dessa vez contando com condições mais vantajosas.
Como era esperado por todos, assim que o Banco Central anunciou o corte na Selic, a taxa de juros de outros créditos também caiu. Tudo porque a Selic é a taxa básica de juros usada no país como referência para qualquer outra operação, como financiamento, consignado, e outros. Com a queda de 0,5 pontos, a Caixa e o Banco do Brasil autorizaram nova redução em suas linhas de empréstimo.
Com a mudança, os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que se interessarem pela contratação de crédito consignado, quando há desconto direto da fonte, terão menos custos ao contratar. Na quarta-feira (2), Comitê de Política Monetéria (Copom) decidiu por reduzir a Selic de 13,75% para 13,25%. O primeiro corte na taxa básica de juros em três anos.
Logo em seguida a Caixa e o BB já emitiram comunicados oficiais informando que acompanhando o corte feito pelo Copom, as linhas de crédito oferecidas pelas instituições também sofreriam reduções. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e toda equipe econômica pressionaram o Banco Central para que houvesse essa redução o quanto antes.
O que muda no crédito consignado da Caixa e do BB?
Vale lembrar que no crédito consignado os aposentados e pensionistas poderão comprometer até 45% do que é recebido em salário para o pagamento das parcelas. Esse total é dividido em 35% no empréstimo consignado, 5% para despesas e saques no cartão de crédito consignado e 5% para gastos no cartão de benefício.
Novas taxas consignado da Caixa
Desde quinta-feira (3) a Caixa passou a adotar as novas taxas do consignado. A queda foi de:
- Antes: juros de 1,74% ao mês;
- Agora: juros a partir de 1,70% ao mês.
“Com a diminuição, em um contrato com valor líquido de R$ 10 mil, em 84 meses, o cliente passa a economizar um valor superior ao de uma prestação ao final do pagamento do contrato“, afirmou o banco.
Novas taxas consignado Banco do Brasil
A partir desta sexta-feira (4) passam a valer as novas taxas de juros para linhas de crédito consignado, automático, salário, benefício, renovação e 13º salário. Para aposentados e pensionistas do INSS os novos valores são:
- Antes: 1,88% ao mês na faixa mínima, e 1,95% ao mês para faixa máxima;
- Agora: 1,77% ao mês na faixa mínima, e 1,89% ao mês para faixa máxima.