Caixa e BB anunciam ÓTIMA notícia para aposentados e pensionistas do INSS

Os principais bancos fornecedores do salário de aposentados e pensionistas, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil anunciaram novidades para esse grupo. A ideia é que por meio destas instituições bancárias os interessados possam aumentar seu crédito, mas dessa vez contando com condições mais vantajosas. 

Caixa e BB anunciam ÓTIMA notícia para aposentados e pensionistas do INSS
Caixa e BB anunciam ÓTIMA notícia para aposentados e pensionistas do INSS (Imagem: FDR)

Como era esperado por todos, assim que o Banco Central anunciou o corte na Selic, a taxa de juros de outros créditos também caiu. Tudo porque a Selic é a taxa básica de juros usada no país como referência para qualquer outra operação, como financiamento, consignado, e outros. Com a queda de 0,5 pontos, a Caixa e o Banco do Brasil autorizaram nova redução em suas linhas de empréstimo. 

Com a mudança, os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que se interessarem pela contratação de crédito consignado, quando há desconto direto da fonte, terão menos custos ao contratar. Na quarta-feira (2), Comitê de Política Monetéria (Copom) decidiu por reduzir a Selic de 13,75% para 13,25%. O primeiro corte na taxa básica de juros em três anos.

Logo em seguida a Caixa e o BB já emitiram comunicados oficiais informando que acompanhando o corte feito pelo Copom, as linhas de crédito oferecidas pelas instituições também sofreriam reduções. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e toda equipe econômica pressionaram o Banco Central para que houvesse essa redução o quanto antes.

O que muda no crédito consignado da Caixa e do BB?

Vale lembrar que no crédito consignado os aposentados e pensionistas poderão comprometer até 45% do que é recebido em salário para o pagamento das parcelas. Esse total é dividido em 35% no empréstimo consignado, 5% para despesas e saques no cartão de crédito consignado e 5% para gastos no cartão de benefício.

Novas taxas consignado da Caixa

Desde quinta-feira (3) a Caixa passou a adotar as novas taxas do consignado. A queda foi de:

  • Antes: juros de 1,74% ao mês;
  • Agora: juros a partir de 1,70% ao mês.

Com a diminuição, em um contrato com valor líquido de R$ 10 mil, em 84 meses, o cliente passa a economizar um valor superior ao de uma prestação ao final do pagamento do contrato“, afirmou o banco.

Novas taxas consignado Banco do Brasil

A partir desta sexta-feira (4) passam a valer as novas taxas de juros para linhas de crédito consignado, automático, salário, benefício, renovação e 13º salário. Para aposentados e pensionistas do INSS os novos valores são:

  • Antes: 1,88% ao mês na faixa mínima, e 1,95% ao mês para faixa máxima;
  • Agora: 1,77% ao mês na faixa mínima, e 1,89% ao mês para faixa máxima.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com