Vestibular 2024: USP divulga informações IMPORTANTÍSSIMAS

O conselho universitário da USP acaba de aprovar e divulgar uma importante informação sobre o vestibular 2024 da universidade. No final de 2022 a Universidade de São Paulo implementou o ENEM-USP e agora está com mais novidades. Confira!

Vestibular 2024: USP divulga informações IMPORTANTÍSSIMAS
Vestibular 2024: USP divulga informações IMPORTANTÍSSIMAS (Imagem: FDR)

A melhor universidade do país, segundo o ranking de universidades QS World, está com novidades no vestibular 2024. Estudantes terão não apenas uma forma de ingresso nos cursos de graduação da USP, mas três.

O Conselho Universitário aprovou na última terça-feira, 1º, a tabela de distribuição de vagas para o próximo ano.

“Este ano, teremos acesso a 1, 2 milhão alunos do ensino médio, podendo mostrar para esses estudantes que a USP é uma universidade pública, gratuita e de excelência e que eles têm a possibilidade real de poder ingressar aqui”, afirma o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Vale lembrar que a Universidade de São Paulo não oferece mais vagas através do Sistema de Seleção Unificada.

Vagas da USP para 2024

De modo geral, 50% das vagas oferecidas pela USP são destinadas aos estudantes que fizeram o ensino médio na rede pública. Dentro desse percentual estão inclusos os candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI).

Confira abaixo como será a distribuição das vagas da Universidade de São Paulo em 2024:

A Fuvest 2024 vai oferecer ao todo 8.147 vagas, sendo: 4.888 para Ampla Concorrência; 2.053 vagas para candidatos egressos da escola pública (EP); e 1.206 para EP/PPI.

Para o Enem USP serão destinadas 1.500 vagas: 685 serão para Ampla Concorrência; 512 para estudantes EP e 303 para estudantes EP/PPI.

Já no Provão Paulista, a universidade vai oferecer 1.500 vagas, sendo 558 são voltadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).

Essa nova modalidade de ingresso, Provão Paulista, deve ampliar o acesso de estudantes da rede público ao ensino superior.

“Com a implementação do Provão Paulista, estamos dando mais oportunidades para os meninos e as meninas da educação pública, conhecendo um pouco mais sobre o seu desempenho durante o ensino médio e, assim, podermos propor aprimoramentos. Não adianta ficarmos apenas criticando a qualidade do ensino. Agora, somos co-responsáveis por essa melhoria”, destacou o reitor.

O edital do Provão Paulista deve ser publicado ainda e vai incluir vagas também na Unicamp, Unesp, Univesp, Unesp, Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Centro Paula Souza.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.