USP cancela uso do SISU e decide usar nova plataforma para ingressos via ENEM

O Conselho Universitário da USP decidiu pela saída da instituição do SiSU. Com isso, uma das principais universidades do país passa a contar com um programa de seleção próprio utilizando a nota do ENEM, inclusive, as inscrições abrem em breve.

USP NÃO vai mais utilizar SISU e decide usar nova plataforma para ingressos via ENEM
USP NÃO vai mais utilizar SISU e decide usar nova plataforma para ingressos via ENEM (Imagem: Montagem FDR)

Na quinta-feira, 10, o Conselho Universitário aprovou a nota forma de ingresso na USP, o ENEM-USP. A proposta já havia sido aprovado, por unanimidade, no Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo, que aconteceu no mês de outubro.

Vamos continuar utilizando o Enem, mas inserindo a nota em novo modelo que permitirá maior agilidade e abrangência no processo de chamada e de matrícula dos novos estudantes”, destacou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

A mudança acontece para que o calendário de matrícula dos aprovados na FUVEST e no ENEM-USP coincidam, e não dependam mais do calendário do SiSU divulgado pelo Ministério da Educação.

Nova forma de ingresso na USP

Inclusive, o reitor da universidade já divulgou mais informações sobre essa forma de ingresso, tranquilizou os vestibulandos e lançou a data de inscrição.

“Sei que, para quem está prestando vestibular, qualquer mudança pode ser motivo de apreensão. Mas quero tranquilizar a todos que não haverá nenhuma dificuldade em se inscrever no novo sistema. O importante é que o candidato se dedique para ir bem na prova do Enem, que será realizada nos próximos dois domingos, dias 13 e 20 de novembro, para que tenha condições competitivas de poder ingressar na USP no ano que vem”, afirmou o reitor.

As inscrições no processo seletivo estão previstas para o dia 21 de novembro e se estender até o dia 10 de janeiro de 2023; com pagamento de taxa no valor de R$ 10. Terá isenção aqueles que se encaixarem em um dos seguintes grupos:

  • Quem já se inscreveu na Fuvest;
  • Candidatos que se enquadrem nas categorias L1 e L2, que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;
  • Alunos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, o Cadúnico;
  • Aqueles que apresentem uma autodeclaração que indique necessidade econômica.

A Universidade de São Paulo vai oferecer 2.936 vagas nessa modalidade.

Para conhecer mais sobre o ENEM-USP assista ao vídeo do reitor acessando o link.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.