Paraíba deve ter mais de 19 mil vagas no SiSU 2023

Universidades públicas paraibanas divulgaram informações sobre o SiSU 2023. Serão mais de 19 mil vagas em quatro instituições de ensino superior do estado. Confira mais detalhes sobre cada instituição.

Paraíba deve ter mais de 19 mil vagas no SiSU 2023
Paraíba deve ter mais de 19 mil vagas no SiSU 2023 (Imagem: Montagem FDR)

Ainda não se sabe quando o SiSU 2023 acontecerá, afinal, o MEC ainda não divulgou o edital do processo seletivo. No entanto, as universidades começam a divulgar as informações das vagas que oferecerão no Sistema de Seleção Unificada do próximo ano, o que facilita a programação dos estudantes.

Universidades da Paraíba no SiSU 2023

Ao todo, as universidades públicas da Paraíba oferecerão 19.028 vagas em cursos de graduação através do Sistema de Seleção Unificada.

A Universidade Federal da Paraíba – UFPB é a instituição que irá ofertar o maior número de vagas no estado, 7.825 mil vagas.

A Universidade Estadual da Paraíba – UEPB é a única instituição que aderiu, por enquanto, ao sistema nos dois semestres letivos do ano que vem e vai ofertar 6.288 vagas. O termo de adesão ainda não foi divulgado.

A Universidade Federal da Paraíba – UFPB irá ofertar 7.825 vagas distribuídas entre 124 cursos de graduação presencial, inclusive, o Termo de Adesão da instituição ao Sisu já foi publicado.

A Universidade Federal de Campina Grande – UFCG vai ofertar 3.175 vagas na primeira edição do SiSU de 2023. Contudo, o Termo de Adesão da instituição ao Sistema ainda não foi disponibilizado.

SiSU 2023

Os estudantes devem ser selecionados através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2022). O processo seletivo é gerido pelo Ministério da Educação e as universidades têm a opção de aderir ou não a essa forma de ingresso.

A seleção do próximo ano ainda não tem data definida, mas, para ingresso no primeiro semestre ela deve acontecer entre os meses de fevereiro e março, após a divulgação do resultado do ENEM 2022, que ainda não tem data definida.

Os estudantes precisam ficar atentos aos critérios estabelecidos pelas universidades, por exemplo, os peses diferentes em cada área do ENEM.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.