Sabesp vai ser privatizada? Descubra como mudança pode afetar sua afetar sua conta de água

Na última segunda-feira, 31 de julho, foi aprovado pelo CDPED (Conselho Diretor do Programa de Desestatização – Concessões) o modelo que vai estruturar a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Hoje, esta empresa é a responsável pelo fornecimento de água e esgoto em 70% do estado.

Sabesp vai ser privatizada? Descubra como mudança pode afetar sua afetar sua conta de água
Sabesp vai ser privatizada? Descubra como mudança pode afetar sua afetar sua conta de água (Imagem: FDR)

De acordo com as informações que foram compartilhadas pelo governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a privatização da Petrobras acontecerá no estilo follow up. Isso significa que haverá uma nova oferta de ações na bolsa de valores, que reduz a participação total do governo na empresa. Mas ainda não há uma data fixa para que esse processo aconteça.

Quando o plano for colocado em prática, novos sócios poderão comprar uma participação na companhia de saneamento básico. Isso significa que o poder não será mais absoluto do governo do estado. A fatia que continuaria a pertencer ao governo ainda será definida, de acordo com Tarcísio. Hoje, o governo tem 50,3% de participação dentro da empresa. 

Desta forma, a Sabesp conseguiria alcançar um reforço de caixa para, segundo o governo, antecipar as metas de universalização previstas no marco do saneamento, de 2033 para 2029, além de uma injeção de R$ 66 bilhões em investimentos.

Com esse modelo, nós vamos conseguir atender todos os municípios, independentemente da base de clientes ou da rentabilidade. A gente consegue fazer isso com antecipação de prazo e redução de tarifas”, disse Tarcísio.

Como a privatização da Sabesp impacta na conta de água?

Segundo o governador Tarcísio de Freitas, com a captação de recursos e a possibilidade de aumentar o investimento neste setor, será possível investir na rede coletora, interceptora, estações de tratamento e dessalinização. Ou seja, melhorar todo o funcionamento do saneamento básico fornecido pela Sabesp.

Há grandes expectativas de que este seja o grande marco do governo de Tarcísio, por isso, a empresa deve estar nas mãos da iniciava privada já em 2024. Mas como fica a conta de água nesta história? Inicialmente, o cenário parece ser favorável a redução dessa cobrança. 

Isso porque, haverão mais investimentos no funcionamento de todo sistema de fornecimento o que deve dividir e baratear os custos para os sócios, e consequentemente para os consumidores.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile