Atenção! UNICAMP tem importante NOVIDADE envolvendo o vestibular

Estudantes acabam de ganhar mais uma oportunidade de estudar na Unicamp. Novidade sobre o vestibular da universidade foi anunciada no começo desse mês de agosto e deve animar dezenas de jovens.

Atenção! UNICAMP tem importante NOVIDADE envolvendo o vestibular
Atenção! UNICAMP tem importante NOVIDADE envolvendo o vestibular (Imagem: FDR)

A Unicamp ocupa atualmente a segunda colocação entre as melhores universidades do país, estado atrás apenas da USP. Isso faz com que ela seja o sonho de centenas de estudantes. Até então a Universidade de Campinas oferecia 6 formas de ingresso, mas, isso acaba de ser atualizado.

O Conselho Universitário (Consu) aprovou na última terça-feira, 1º, uma nova forma de ingresso na Unicamp.

Unicamp no Provão Paulista

Em julho o Governo do Estado de São Paulo anunciou a criação do Provão Paulista, que reúne vagas nas universidades estaduais de São Paulo.

Ao todo o novo sistema vai abrir cerca de 13 mil vagas em cursos superiores na:

  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)
  • Faculdades de Tecnologia (Fatecs)
  • Centro Paula Souza.

Na Unicamp, do total de 20% das vagas oferecidas através das ações afirmativas, 10% serão destinadas ao Enem-Unicamp e 10% ao Provão Paulista.

“As ações afirmativas continuam as mesmas, porque estamos apenas mudando o percentual de 20% do Enem — para 10% Enem e 10% Provão —, sendo que, destes, a metade é para pretos e pardos. Estamos dentro do mesmo espírito”, explicou o coordenador da Comissão do Vestibular Unicamp (Comvest), professor José Alves.

Além dos cursos gratuitos, os estudantes em situação de vulnerabilidade social ainda receberão bolsa-auxílio.

O Provão Paulista é voltado aos estudantes da rede pública estadual de ensino, ao final de cada ano do ensino médio eles farão uma prova presencial. Ela deve ser aplicada na mesma escola em que eles estudam e em uma única data.

Para o pró-reitor de graduação da Unicamp, professor Ivan Toro, esse modelo tem uma série de vantagens.

“Teremos controle da prova, pois será feita com a participação das universidades paulistas. Isso é bom, porque amplia a proximidade com as outras universidades e garante a qualidade da prova”, afirmou ele.

O edital do Provão Paulista ainda deve ser divulgado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.