Unicamp 2024: Universidade oferece 6 formas de ingresso; descubra qual é a ideal para você

Tem vagas para todos os públicos, Unicamp 2024 oferece seis formas de ingresso diferentes. Estudantes concorrem a diversos cursos de graduação em Campinas, Limeira e Piracicaba. Conheça melhor cada forma utilizada pela Universidade Estadual de Campinas para selecionar estudantes.

Unicamp 2024: Universidade oferece 6 formas de ingresso; descubra qual é a ideal para você
Unicamp 2024: Universidade oferece 6 formas de ingresso; descubra qual é a ideal para você (Imagem: FDR)

A Universidade Estadual de Campinas é a segunda instituição de ensino superior do país, ficando atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP). A Unicamp 2024 oferece 6 modalidades de ingresso, ou seja, tem oportunidade para todos os públicos. Conheça cada uma e escolha a sua.

Formas de ingresso na Unicamp 2024

Enem-Unicamp

Essa modalidade foi criada para substituir o ingresso através do Sistema de Seleção Unificada. Nessa modalidade a universidade oferece cerca de 600 vagas ao ano; para concorrer é necessário ter feito todo o ensino médio na rede pública.

Além disso, o candidato precisa ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Vestibular 2024

O vestibular 2024 da Unicamp oferece 2.540 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos.

A taxa de inscrição é a mesma do ano anterior: 192,00 reais e as inscrições podem ser feitas até 31 de agosto.

Vagas olímpicas

Todos os anos a universidade oferece cerca de 130 vagas em 30 cursos para estudantes que participaram de diversas olimpíadas, como a de matemática, e tiveram bom desempenho.

Nessa modalidade as inscrições são gratuitas. A próxima edição abre inscrições em novembro desse ano pelo link.

Vagas remanescentes

Essa modalidade é voltada a quem está matriculado em um curso da universidade, mas deseja trocar; estudantes de outras instituições nacionais ou estrangeiras ou quem possui diploma de graduação.

As inscrições poderão ser feitas de 10 a 25 de agosto desse ano pelo link.

Vestibular indígena

Como o próprio nome já diz, essa seleção é voltada aos povos indígenas. As provas serão aplicadas em janeiro, nas cidades: Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus (AM), Recife (PE), São Gabriel da Cachoeira (AM) e Tabatinga (AM).

Nessa modalidade serão oferecidas 130 vagas na Unicamp e outras 130 vagas na UFSCar. As inscrições poderão ser feitas em novembro desse ano no link.

Profis

O Profis é voltado a quem estudou na rede pública de campinas.   A seleção para as 120 vagas do curso não é feita pelo vestibular, mas com base nas notas do ENEM.

No programa os estudantes têm aulas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas. Para conhecer mais acesse o site do Profis.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.