Banco Inter é selecionado para grande projeto que vai IMPACTAR os brasileiros

O Banco Inter é um dos principais bancos digitais do país e foi escolhido para participar de um projeto muito importante para o país. Confira todos os detalhes desta novidade.

Banco Inter é selecionado para grande projeto que vai IMPACTAR os brasileiros
Banco Inter é selecionado para grande projeto que vai IMPACTAR os brasileiros (Imagem FDR)

A instituição foi uma das escolhidas pelo Banco Central para integrar a fase de testes do projeto piloto do Real Digital.

Banco Inter participa do Real Digital

Na visão de executivos do Inter, este projeto pode servir como um “habilitador de inovação” para o sistema financeiro do país, especialmente para os bancos. Para esse segmento, é esperado por eles um uso mais imediato, direcionado para a área de backoffice.

Guilherme Ximenes de Almeida, CTO do Inter, e Daniel Abraão, Superintendente de TI do Inter, conversaram com o portal Exame sobre o assunto.

Eles disseram que, mesmo que o Inter estudasse há bastante tempo a tecnologia blockchain, não existia muito aplicação na prática para as operações do banco. Mas isso deverá mudar com a chegada da moeda digital criada por um banco central.

Sobre o blockchain, Guilherme Almeida afirma que “era falado que a tecnologia era bacana, mas sem caso de uso. Nós estudamos ela desde 2017 e concluímos que é uma tecnologia para ser usada em grupo. O Inter sozinho chegou a pensar em criar pontos de blockchains, token próprio, mas a gente tem essa visão do grupo. E agora o Banco Central virou um centralizador para reunir as instituições, esse grupo”, disse ele ao Exame.

MAIS DINHEIRO DISPONÍVEL: COMO AUMENTAR O LIMITE DO CARTÃO DE CRÉDITO DO BANCO INTER?

Real Digital vem aí

Na visão de Guilherme, entre as entregas mais imediatas que o Real Digital vai trazer é conseguir representar “a primeira vez de fato de ter um produto que o cliente possa usar” ligado com a tecnologia blockchain. 

“O blockchain tende a distribuir processamento, validações, descentralizar um pouco as coisas. Vai habilitar negócios nas pontas e para bancos e instituições financeiras, que vão poder construir soluções tokenizadas em cima disso em larga escala e permitir que a economia avance”, disse Daniel Abraão ao Exame.

Por fim, para Daniel, entre os grandes desafios do Real Digital está o de cumprir o “exercício de inovação” que demandado por ele, com toda uma “tecnologia de ponta” envolvida, disse ele ao Exame.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile