Afinal de contas, a CAIXA já definiu o calendário do PIS 2023/2024?

O pagamento do PIS/PASEP é um dos mais aguardados pelos trabalhadores formais do nosso país. Porém, você sabe se já existe um calendário oficial de pagamentos? A resposta você confere no texto abaixo. Então, não perca a sua chance de saber quando este possível dinheiro estará em sua conta.

PIS/PASEP dará início a uma NOVA rodada de pagamento com valores atualizados
Afinal de contas, a CAIXA já definiu o calendário do PIS 2023/2024? (Imagem: FDR)

O abono salarial PIS/PASEP é um dos benefícios cedidos aos trabalhadores formais do país. Ou seja, se você exerce a sua profissão de maneira formal, com a carteira de trabalho assinada e seguindo o regime CLT, é possível que esteja apto(a) ao recebimento deste já conhecido abono salarial.

Entre os benefícios, poderíamos citar o seguro desemprego, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). auxílio acidente, auxílio doença, salário maternidade, 13º salário e até mesmo férias remuneradas. Então, são algumas das vantagens por trabalhar com a sua carteira de trabalha assinada.

O Programa de Integração Social (PIS) é pago aos trabalhadores formais do âmbito privado, como em empresas, por exemplo. Este pagamento engloba a maior parte da demanda e possui um calendário estabelecido pela Caixa Econômica Federal

Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é realizado para os empregados formais do âmbito público, como o seu próprio nome diz. À exemplo dos servidores públicos. Esta demanda tem o seu pagamento feito pelo Banco do Brasil. Confira agora as datas de pagamento:

Pagamento do PIS/PASEP 2023/2024

Até o momento, os pagamentos referentes ao PIS/PASEP de 2023 já foram realizados. Portanto é preciso aguardar os novos pagamentos que serão feitos a partir do ano que vem, em 2024. Uma grande dúvida que paira na cabeça dos trabalhadores é de quanto será o valor pago no abono salarial.

Isto também será definido a partir do ano que vem. Inicialmente, podemos afirmar que o valor mínimo será de R$1.320, que é a base salarial utilizada como salário mínimo. Porém, como um dos objetivos do governo federal é ampliar o salário mínimo todo ano, é possível que o valor do PIS/PASEP também seja aumentado.

Vale lembrar que o valor do PIS/PASEP é baseado no piso salarial nacional em vigor. Portanto, até que haja um terceiro aumento do piso nesta gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o valor do benefício do ano que vem será de R$1.320.

Flávio CostaFlávio Costa
Estudante de jornalismo, já atuou na área de assessoria política ao compor o time de comunicação da atual governadora do estado, durante sua campanha eleitoral. Anteriormente, cursou 2 anos no curso de relações internacionais, podendo ampliar sua visão no aspecto macro e micro do cenário nacional e internacional. Fluente em inglês, já atuou como professor de idiomas e também de matemática. Por fim, trabalhou ainda como analista de operações pelo grupo Amazon. Atualmente, dedica-se a universidade e ao portal FDR. Suas redes sociais são @flavioarcosta e flavioarcosta@gmail.com.
Sair da versão mobile